PARCERIA CLUBE NC - SANTA CRUZ/BICICASTRO

Em 2011 o Clube NC surgiu com uma parceira com a equipa continental Santa Cruz/Bicicastro e com isso conseguiu proporcionar a 2 jovens atletas do Clube – Pedro Torres e João Paulo Medeiros – a possibilidade de fazer na íntegra a Taça de Portugal de XCO. Na altura eram ambos campeões regionais em Cadetes e Sub-23, respetivamente. As deslocações ao continente foram possíveis graças ao apoio da Direção Regional da Juventude. Foi uma iniciativa que de uma forma direta, ajudou a levar o nome do ciclismo açoriano a terras continentais. Indiretamente levou a que grandes nomes do BTT nacional viessem fazer algumas provas aos Açores, nomeadamente o Tiago Santos por intermédio do Clube NC, ou Tiago Ferreira, por intermédio da Sport Zone.

Para este ano foi possível renovar o apoio da Direção Regional da Juventude, e numa perspetiva de continuidade, manter os mesmos dois atletas a correr pela equipa da Santa Cruz/Bicicastro. Por motivos pessoais, e dada a exigência e responsabilidade que uma iniciativa destas acarreta, o João Paulo Medeiros optou por ceder a sua “posição” a outro (s) atleta (s).

Desde o início que a ideia era proporcionar uma experiência nova e enriquecedora a jovens valores açorianos, como recompensa e, ao mesmo tempo, incentivo para o seu crescimento enquanto ciclistas. Foi com esse pensamento em mente que depois de muita reflexão, e com a total concordância da Santa Cruz/Bicicastro, foi decidido estender o apoio (que seria para o João), a atletas de outras equipas.

Foram contactados os atletas Diogo Brilhante do Santa Clara e José Pedro Correia da Sport Zone Magic/Gym, dando-lhes a possibilidade de irem ao continente disputar (cada um) 2 provas de XCO integradas na Taça de Portugal. São dois atletas cuja dedicação e trabalho nos últimos meses é absolutamente inquestionável, e uma oportunidade desta poderá ajudar a cimentar ainda mais a sua evolução.

No passado dia 18 de Março o Pedro Torres deslocou-se a Tougues para a realização da 3.ª prova da Taça de Portugal. Num circuito extraordinariamente técnico, o Pedro alcançou o 26.º lugar em Juniores, entre 52 atletas no seu escalão, ficando na volta do vencedor.
No dia 1 de Abril o Pedro Torres contou já com companhia do Diogo Brilhante e foram até Oliveira de Azeméis para participar na 4.ª prova da Taça de Portugal. O Pedro Torres conseguiu mais um top 30 (29.º lugar), conseguindo uma vez mais ficar na volta do líder. O Diogo Brilhante ficou em 36.º lugar, a uma volta do vencedor.
Esta prova de Oliveira de Azeméis contou ainda com a participação de mais um atleta do Clube NC - Ricardo Carneiro - que obteve um 32.º lugar em 46 participantes.



O nível competitivo no continente está excecionalmente elevado. Para ser possível alcançar resultados de relevo numa competição como a Taça de Portugal, onde os circuitos são cada vez mais exigentes em termos técnicos, este tipo de iniciativas torna-se essencial. Há medida que forem decorrendo as competições iremos dando conta dos resultados obtidos.

Uma vez mais há que referir o fantástico apoio que é proporcionado pela equipa da Santa Cruz/Bicicastro, sem a qual nada disto seria possível, pois todo o apoio no continente é facultado pela equipa (deslocações de e para o aeroporto, treinos no circuito na véspera, estadia).

Sem comentários: