Fantástico Sprint do Ricardo!


12 comentários:

Paulo Silva disse...

Grande Ricardo, Parabéns!!

Anónimo disse...

Boas

Desculpem lá mas o David vinha em passeio :):):)

Não tirando mérito a ninguém até porque não conheço o Ricardo, depois de aumentar a foto pensei logo... Já percebi lol

Vinha a travar a roda traseira lol

Abraços e boas pedaladas

Carlos Silva

Ricardo Carneiro disse...

Boas noites,
só para me esclarecer um pouco:

Foi estratégia da equipa da SportZone o Rodrigues ficar em terceiro? Hum, deixar o pódio ficar com um NC era estratégia? a cara de descontentamento dos atletas que estavam na prova era uma fachada para uma estratégia bem sucedida? Já agora o Rui Dias também fazia parte das contas da SportZone?

*Ao Rui Dias bela prova, parabéns!!! AO Bruno já tive a oportunidade de falar e dar uma palavra! MAs aqui fica mais uma vez o congratular de um bom esforço e boa prova!

Não é só a SportZone que tem talentos e sinceramente nós (NC`s) defendemos sempre os nossos e claro que ao enaltecer, iremos fazer aos da casa...NUNCA METENDO OS OUTROS ABAIXO!!!
Ao trio que chegou na frente:
Uma palavra de incentivo direccionada ao Gandarinho pois é um atleta que sinceramente no que diz respeito à estrada é um trunfo de valor, e sempre o vi com uma palavra de atenção e apreço aos atletas que terminam as provas com sucesso!
Aos outros darei uma palavra de apreço quando estes mostrarem um pouco de humildade!
Atenção que o valor do David Morais nunca lho podemos nem devemos tirar, é um dos melhores atletas da actualidade e isso não se questiona!
MAS...Admitamos todos que a surpresa do dia foi sem dúvida o Ricardo Rodrigues! certo?
Para todos os que estiveram presentes nesta prova os meus sinceros parabéns pela mesma, pois foi uma prova onde se viu trabalho realizado por todas as equipas. As provas de estrada como se sabe não são o meu forte, mas nesta senti-me muito bem e gostei imenso de participar!!!
Um bem haja e tudo de bom nesses treinos ;)

oscar catarino disse...

Olá a todos!....penso que o ciclismo,não é só uma questão de capacidade física, é também um jogo de inteligência. Não só, sob o ponto de vista táctico externo, mas também sob o ponto de vista de leitura de corrida por parte dos atletas. A Sportzone e os seus atletas não entrega nem oferece vitórias a ninguém. A corrida estava lançada daquele modo e o Ricardo aproveitou isso mesmo....com todo o mérito. Com inteligência entendeu que aquele era o seu momento e teve pernas para se lançar.....se preferia ver o pódio todo verde?!?!?!.....claro que sim!!!.....mas o Ricardo também lá ficou muito bem. Muitos parabéns Ricardo.

oscar catarino

Paulo Silva disse...

Boas,
Essa conversa do David estar a travar a roda traseira, só me leva a crer que a prova foi vista por telemóvel e desde o continente...A Sportzone com 6 atletas não conseguiu o que o NC com 2 fez...temos pena. Para a próxima à mais. Agradecia que quem envia informações para o estrangeiro, que o faça com um pouco de imparcialidade, para não termos de estar aqui a explicar o que é obvio.Obrigado.
Esta conversa toda aqui só porque os três primeiros a terminar não trouxeram interesse a quem via a prova, mas a luta pelo 3º Lugar do pódio foi extremamente interessante. Quando ganham foi com muito esforço, quando perdem estavam a passear e foi um bom treino...haja paciência.Não ganham no XC porque gostam é de estrada, não ganham certas etapas de estrada porque estão a poupar-se para outras...Eu não acredito nesta conversa, mas parece que há quem acredite, no estrangeiro.
Cumprimentos,
Paulo Silva

jormed disse...

Olá Carlos.
As tuas leituras sempre "imparciais" por vezes originam mal-entendidos.

Ninguém naquele momento da corrida vinha em passeio. Desde o Azores Park até à meta, a Sportzone conseguiu formar um pequeno comboio, mas que nem sempre funcionou. Sei disso porque estava a pedalar ao lado deles, a tentar levar o Ricardo na minha roda para o sprint. Tive oportunidade de ver as dificuldades do Furnas (rolador nato) a chegar à frente do comboio, o Óscar com as mesmas dificuldades e outros... a velocidade nos últimos 2 kms era muito, mas mesmo muito elevada.
Quando é lançado o sprint final, o David sai levando o Bruno na sua roda e ganharam alguns metros. Eu já estava sem capacidade de mudança de ritmo (tinha vindo a puxar ao lado do “comboio”) e dei sinal para o Ricardo sair em perseguição dos 2 (Bruno e David). O David não sprintou "para si" naquele dia... estava sim a tentar levar o Bruno ao pódio. Mas isso não invalida o facto de que ambos foram surpreendidos pelo sprint do Ricardo. Quando o David se apercebe do Ricardo pela esquerda ainda tentou uma resposta, mas era tarde. É nesse momento que o David olha para o Bruno e pára de pedalar para deixar o Bruno passar na frente... no meio disto tudo, também o Rui Dias sai beneficiado do sprint do Ricardo e também surpreende ambos.

Para resumir, foi um momento fantástico de todos os intervenientes. Foi CICLISMO AO MAIS ALTO NÍVEL. Muita táctica, muita capacidade de sofrimento e entrega de todas as partes. Qualquer leitura feita fora deste contexto é errada.

Nas provas de estrada a Sportzone apresenta-se sempre organizada e com estratégias definidas, muito à semelhança do que fazemos no XC. Tem conseguido com isso excelentes resultados na estrada.

A Jomare não tem tido a mesma abordagem na estrada... pelo menos até à prova de Domingo passado.
Para esta prova em particular e depois dos treinos em conjunto que temos vindo a efectuar, tornou-se claro que a equipa teria que se unir em torno do objectivo que era levar o Ricardo em condições para um sprint. Ele está muito forte nesse particular e estávamos todos a trabalhar para esse objectivo.
Quem esteve em prova deve ter tido oportunidade de constatar isso mesmo... muita determinação da nossa parte, uma atitude diferente do que tem vindo a ser habitual da nossa parte. Assumimos a perseguição ao Gandarinho no início, estivemos sempre presente na frente do pelotão.
Tivemos no entanto azar no Domingo, com os problemas do Sérgio, Pux e com o Dutra. Não fora isso e seguramente teríamos continuado a trabalhar para não deixar sair ninguém que colocasse em perigo a chegada em sprint.

Foi por tudo isto, apesar de todos os azares, que no final estávamos todos felizes (mais que o habitual), pois com 2 atletas apenas no pelotão, conseguimos o último lugar do pódio… soube-nos a vitória, sem demérito para quem de facto venceu.

Atendendo à forma como o Ricardo sprintou, teria sido interessante uma chegada ao sprint para a disputa do 1.º lugar. Pelo que vimos, o pódio estaria seguramente ao alcance da equipa... o lugar não se sabe, mas isso agora não importa.

Anónimo disse...

Boas Paulo Silva

Engraçado o seu "ponto de vista" mas completamente ao lado! O Sr. como não me conhece até admito que pense assim, mas de facto não mando recados de ninguém e escrevo sempre de forma identificada aquilo que penso e quando penso.

Disse-o em tom de brincadeira e porque sinceramente, e não só porque sou amigo deles, o David não estava no Sprint para ganhar pelo que aparentam as fotos.

Aumentem a foto e percebem pelo menos a ideia transmitida no momento da foto.

Jorge a tua questão da chegada ao Sprint poderia fazer sentido mas aí a coisa não seria a mesma coisa e a estratégia mudaria... digo eu.

Não quero tirar o mérito ao Ricardo porque ficar num grupo desses em 5º ou 6º já é preciso muito bom andamento! Parabéns!

E já agora Paulo Silva se chama estrangeiro ao Continente deve andar confuso... E as informações felizmente chegam por números e tempos e a todo o mundo!

E já agora aqui ninguém se poupou... Mesmo a partir do Km 0.

Para que fique mais uma vez claro sou simpatizante da SportZone mas não sou cego. Sinceramente acho que se deve dar o mérito a quem o tem sempre. E isso não tem sido feito esta época com muita pena minha, e porque me parece que há muita gente a interpretar mal a essência dessa competição que podia ser bastante salutar.

Abraço

Carlos Silva

jormed disse...

Estamos a trabalhar muito no campo dos "ses" e quando assim é todas as estratégias são possíveis e tudo poderia ter acontecido.

Relatei apenas factos e a minha leitura da corrida. Se o sprint tivesse sido para decidir a vitória na etapa, provavelmente o David teria tido outra abordagem, mas dai também penso que não. Naquela situação, para quem está na corrida, ninguém está a pensar se existia uma fuga ou não... todos querem o melhor, pois ninguém gosta de perder nem a feijões naquele momento. Se a estratégia seria diferente? Não sei... os elementos da Sportzone que lá estavam na ponta final, tudo fizeram para ter o melhor resultado possível. Não custa admitir que o Ricardo surpreendeu tudo e todos, tal como tinha feito uns dias antes à própria equipa... lol

Todos os comentários são bem vindos e confesso que gosto de escrever e partilhar opiniões sobre o modo como se passaram as coisas.

Carlos, não olhando apenas para a foto, nas imagens do Bom dia podes comprovar o que digo acerca da parte final do sprint.

Em relação a dar ou não o mérito sobre os resultados desta época, existem pessoas dispostas a mudar o rumo das coisas em relação a um passado recente. É preciso dar tempo e começar a chamar as coisas pelos nomes correctos também pode ajudar.
Usar o termo TGV para o Ricardo e o que ele fez é uma brincadeira inofensiva. Aqui neste blog chamo sempre as coisas pelos seus nomes, mas não me lembraria de chamar à Jomare "Equipa do Norte"... mas à quem se lembre para fazer análises de corridas... lolol
Já dei a minha opinião e a mesma está expressa no blog da Sportzone.

Epá... vamos levar isto na boa. Acho que ainda é possível brincar com as situações sem estar sempre a ver maldade ou tentativa de menosprezar o trabalho dos outros... pelo menos quero acreditar nisso.

Anónimo disse...

Boas Jorge

Como sabes levo isto sempre na boa! E quero o melhor para o ciclismo Açoriano! Tenho saudades! Muitas...

E tenho pena de ver algumas coisas...

O Ricardo sem dúvida que me surpreendeu! Não o conheço sequer... Mas custa, porque ainda no outro dia ganhou um Junior mas parece-me que teve menos destaque por parte de todos (menos a própria equipa).

Ninguém foi na roda dele por ser um Junior? Como tu próprio disseste, todos querem ganhar...

Ainda bem que aparecem caras novas com valor e que vão dando provas para continuar os ritmos impostos pelos mais experientes.

Jorge, espero que de facto o futuro reserve um espírito ainda mais competitivo mas muito mais saudável!

O objectivo final devia ser sempre: Ser saudável, conviver e ganhar, se possível...

Abraço

Sérgio disse...

De que vale andar um atleta a desgastar-se a anular fugas de um elemento que não conta para a corrida? Tá visto que ele só sai para servir de "engodo"...agora se ele sai com outro, aí já é outra coisa! Lembro-me de haver uma tentativa de fuga por parte dos dois juniores da Sportzone (mesmo antes da minha avaria) em que estava o Gandarinho uns metros mais á frente e foi rápidamente anulada!

Sérgio disse...

Ops...em vez de Sportzone, leia-se "equipa do sul"! lol

Antero disse...

boas, e se agora os juniores só possam andar em fuga em roda de outro colega, ou não, de escalão superior e não poder passar pela frente que nome lhe chamariamos,palito, chouriço,tá treinando,atrelado etc,todos nós fasemos o melhor porque quem treina gosta de competir nem que seje consigo, Abc.