Votos de Felicidades para o Alvaro

Na passada semana o nosso companheiro e atleta Álvaro Câmara informou o NC que não iria continuar para o ano no nosso Clube. Havia indícios claros que iria passar a ser atleta do Micalense mas para espanto nosso aparece já num post da Ph Clinic, como reforço da equipa vestido com o equipamento da SportZone. Eu sei que parece confuso mas é a realidade! :)

Apesar de sabermos que a situação não é normal, e até mesmo anti-regulamentar, pois o Alvaro até 31 de Dezembro de 2009 está federado pelo NC e não pode reunir com outras equipas sem o consentimento do nosso director desportivo, nem aparecer vestido com camisolas que não a do NC, sob pena de ser possivelmente suspenso pela Federação, este não é o espirito da nossa equipa!

No NC os atletas têm sempre a porta aberta para sairem, caso não estejam satisfeitos com as condições fornecidas pelo clube. O NC orgulha-se de pensar apenas na promoção do ciclismo em São Miguel e na formação de atletas.

Sendo assim só nos resta desejar as maiores felicidades para o Álvaro na sua nova equipa e que tudo aquilo que sempre ambicionou ser como atleta se concretize. Muitas felicidades e um grande abraço para ti!

33 comentários:

melo disse...

Após a prova de DH Lagoa do Fogo circulou uma queixa de que downhillers do NC não respeitavam as regras, competiam com equipamentos diversos, não iguais o que confundia certo director desportivo e prejudicava as eventuais tacticas !!!
Agora, um atleta filiado pelo NC aparece de camisola de outro clube vestida quando faltam 4 meses e 2 competições oficiais até ao fim do ano.
Para não falar da IKEGALIDADE dos factos acho isto tudo uma enorme provocação e falta de respeito pelo clube NC.

Sérgio disse...

Se fosse ao contrário, quantas queixas á federação já estavam a ser feitas? Será que é desta que abrem os olhos...???

Anónimo disse...

Isto é mesmo verdade ou é uma peta fora do tempo? Estão a falar do mesmo Álvaro? Não acredito! Até parece mentira.

O que será que prometeram ao rapaz para virar-lhe a cabeça dessa maneira contra grandes amigos dele? Jogo sujo... de certeza!

Estas coisas com gente dessa combate-se é com a lei. Queixa para cima. Já basta de malandrices contra o NC!

Abraços,
C.

jormed disse...

Não gostaria de alimentar polémicas porque não tenho paciência para isso... cansa um bocado, apesar de haver quem só consiga sobreviver com isso à sua volta.

Além do mais tenho um enorme respeito e consideração pelo Sr. Álvaro Câmara (Pai) que em apenas poucos meses de envolvimento no ciclismo, já deu um contributo fundamental para o sucesso das provas este ano e tem sido uma preciosa ajuda para mim próprio, ao Marco e ao Davide.

Apesar disso não posso deixar de tecer algumas considerações sobre o assunto.

Costuma-se dizer que quem semeia ventos colhe tempestades. Sem agoirar tempestades, até porque não vai acontecer, eu diria é que há pessoas que adoram semear ventos...

O Álvaro informou-me que não contaria com ele para o próximo ano. Apesar de ficar triste com a situação, pois o Álvaro tem ainda muito para evoluir e dar à modalidade, teria muito gosto que continuasse ao serviço do NC. A verdade é que não me passa pela cabeça manter na equipa quem não se sente bem, ou tem outras vontades. Não levantei objecções à saida em 2010.

No entanto não posso deixar de referir que considero uma enorme falta de consideração o que está a ser feito. O NC não merecia, nem merece ser tratado da forma com está a ser. Com 2 provas de carácter oficial este ano por disputar e com 3 elementos lesionados neste momento (eu próprio, o Pux e o Igor), esta situação é ingrata.

O Álvaro teria o dever de continuar a cumprir a época ao serviço do NC... a licença expira a 31 de Dezembro de 2009.

Como se não bastasse o atleta abdicar de continuar a correr pelo NC este ano, vejo um comportamento por parte do Director Desportivo da PH Clinic/Sportzone que classifico (para ser simpático) de FALTA DE ÉTICA DESPORTIVA.

Não é assim que se recolhem simpatias por parte das equipas adversárias, não é assim que as vão ter.
Como referiu o Sérgio, nem imagino se essa situação fosse ao contrário.

Posto este desabafo, espero sinceramente que o Álvaro se integre na nova equipa como deve ser e que cresça enquanto homem e enquanto atleta.

Um abraço!

Anónimo disse...

Bem, convem esclarecer que nada tenho contra o Alvaro, muito pelo contrário, daí eu ficar extremamente surpreendido...

E pelo que já vi foi ele próprio que quiz mudar de ares. No entanto, sou da opinião que a forma como ele o fez deixa muito a desejar, principalmente devido ao apoio que o NC sempre lhe deu e devido a toda a amizade que ele ganhou do NC.

Agora, a outra equipa teve mesmo muita falta de ética, porque ficou bem claro que se aproveitaram da situação por motivos que considero "sujos"... Enfim, a postura que têm neste desporto. E é contra isso que acho que se devia começar a fazer algo em termos de leis. Isto é, se algo foi desrespeitado só há que aplicar as regras, pois se fosse ao contrário ninguém tem duvidas que a outra referida equipa tomaria sem sombra de duvidas a mesma atitude, ou seja, "ligavam logo para a federação".

Todavia, entendo que se tal vier a prejudicar o Alvaro, o NC fica de mãos atadas, porque no NC há algo que no outro lado não há, ou seja, consideração pelos atletas e pelos laços de amizade.

"Mai nada", é só a minha opinião... não é polémica nenhuma.

Abraços,
C.

Ludovic disse...

Isto anda agreste por aqui... Axo q têm de ter calma. Estou a ver de fora, e o que estou a ver é um ciclista que quer sair da equipa em que se insere ainda em 2009. Pelo que percebi (corrijam-me se estiver errado), o Álvaro falou primeiro com o Director do NC (O Jorge), e depois ingressou (falou para mudar em 2010) na Sportzone. Parece-me tudo limpo.
Aparecer na foto c/ a camisola da Sportzone n é contraregulentar, pode ser provocatório.
A meu ver, não devem julgar nenhuma equipa neste "juiz decide" como estavam a fazer acima. Não fica bem a ninguém, e muito menos ao NC, sendo a entidade que tem o peso que todos sabemos que tem nesta modalidade. A Sportzone abrange um Universo muito grande de ciclistas, e se querem chamar a atenção de alguém por algo de errado realizado, axo que não deve de ser à Sportzone.
Compreendo o que podem estar a sentir visto isto ser uma modalidade amadora e ninguém ganhar nada com isso, mas por isso mesmo as pessoas tb têm a liberdade de decidirem querer mudar.

Abraço!

Anónimo disse...

Ludo, eu falo como adepto do Clube NC, actualmente não tenho ligação nenhuma ao NC, mas ainda sigo-lhe os passos por esta via porque é um clube que me diz muito. Tal como disseste: "pode ser provocatório" o que aconteceu. Para mim isso basta para mostrar muita coisa. E não tenho nada contra o outro clube nem contra nenhum clube, simplesmente contra a postura de certas pessoas que entraram para o ciclismo há bem mais pouco tempo do que tu, do que eu, e de toda esta familia que ajudamos a criar... Sim, porque dantes era isso mesmo que eramos todos, isto é, uma grande familia... agora já não é bem assim. E saliento que dantes era uma familia que abrangia vários clubes. Enfim, agora de cabeça mais a frio resta-nos desejar as felicidades ao Alvaro, pois sei muito bem que além de bom atleta é um "bom rapazinho" como se costuma dizer lol... Ele que não me leve a mal, mas ele bem que devia ter pensado melhor antes de mudar. Quem sai do NC tem de ter um motivo mesmo forte, porque se não é como o Figo quando saiu do Barcelona e foi para o Real Madrid loool...

Abraços a todos,
C.

Fernando disse...

Cito aqui algumas frases dos comentários do Botelho, que um dia destes vou pedir ao Jorge Medeiros que me apresente. Leiam com atenção:

1 – “O que será que prometeram ao rapaz para virar-lhe a cabeça dessa maneira contra grandes amigos dele? Jogo sujo... de certeza!”

2 – “Estas coisas com gente dessa combate-se é com a lei. Queixa para cima. Já basta de malandrices contra o NC!”

3 – “Agora, a outra equipa teve mesmo muita falta de ética, porque ficou bem claro que se aproveitaram da situação por motivos que considero "sujos"... Enfim, a postura que têm neste desporto”.

Será que o Botelho conhece bem toda a equipa Sport Zone para fazer este tipo de comentários?

Será que o Botelho sabe que nesta equipa existem atletas com as idades entre os 20 aos 50 anos? E que alguns deles tem idade de ser pai dele!?

Será que o Botelho sabe o que vai na cabeça de um pai (como eu por exemplo) que sabe que o filho vai ler este tipo de comentário?

Em minha opinião devias pensar mais um pouco antes de fazer este tipo de comentário e não disparar em todas as direcções como estás a fazer.

Fernando Furnas

jormed disse...

Cada um deve assumir a responsabilidade por aquilo que escreve.

A defesa que o Fernando exprime no seu comentário é legítima. Em relação ao que escrevi, é a minha opinião e mantenho o que disse.

Antes de mais tenho de dizer que não coloquei objecção absolutamente alguma à saída do Álvaro. Desejei-lhe até toda a sorte que ele merece, pois é um miúdo muito esforçado. O Fernando sabe perfeitamente que estou a ser sincero no que estou a dizer em relação à saída do Álvaro. Isto tem de ficar muito claro, sob pena de interpretarem mal o que escrevo a seguir.

Não concordo é com os contornos que a questão tomou dai para a frente. O aparecer na foto e no post como já sendo da Sportzone, quando ainda estamos com provas por disputar, para mim não é de modo nenhum correcto. As licenças dos atletas são do Clube, não são do atleta, e são válidas até 31 de Dezembro de cada ano. O Álvaro não pediu para sair já, nem pediu para integrar outra equipa. Apenas informou que não integraria o NC em 2010.

Vai uma ENORME diferença entre dizer-se "não contes comigo para 2010" e "É com prazer e orgulho que hoje posso dizer que me integro no Team SportZone/PH Clinic." Por isso mesmo Rui, a situação não é tão "limpa" como se quer fazer parecer. Chamas-lhe provocação, mas eu acho que vai muito além disso.

Não havia necessidade absolutamente alguma de fazer o que foi feito. Obviamente que teria de haver uma apresentação do atleta (dahh), mas o timing escolhido foi inadequado por vários motivos:
- por respeito aos (ainda) colegas de equipa;
- por respeito aos seus dirigentes;
- pelo respeito que deve existir entre equipas adversárias;
- pelo facto de ainda faltarem disputar provas oficiais este ano;
- por todos os motivos e mais algum, e quando faltarem argumentos acrescento ainda POR UMA QUESTÃO DE ÉTICA E CONDUTA DESPORTIVAS.

Se não concordam comigo nesse aspecto, paciência. Apenas manifestei a minha opinião.
Em qualquer modalidade os contratos fazem-se a qualquer hora, mas as apresentações são feitas depois dos contratos com a equipa anterior terminarem. Aqui não temos contratos (por enquanto), mas considero que existem algumas regras básicas que têm de ser cumpridas e que não o foram.

Fazer crescer o ciclismo passa por respeitar os princípios que regem o desporto e se isso for quebrado, não vamos a lado nenhum.

Estou apenas e manifestar a minha forma de estar no desporto!

dinamed disse...

Cito aqui algumas frases do Botelho, que conheço e bem assim aos seus pais:
1- "Bem, convém esclarecer que nada tenho contra o Álvaro, muito pelo contrário, daí eu ficar extremamente surpreendido...";
2- "Todavia, entendo que se tal vier a prejudicar o Álvaro, o NC fica de mãos atadas, porque no NC há algo que no outro lado não há, ou seja, consideração pelos atletas e pelos laços de amizade.";
3- "resta-nos desejar as felicidades ao Álvaro, pois sei muito bem que além de bom atleta é um "bom rapazinho" como se costuma dizer lol...";
4- "simplesmente contra a postura de certas pessoas".
É pena que, mesmo assim, haja pessoas que vêem apenas aquilo que lhes convém ou o Sr. Fernando Furnas acha ético o que a sua equipa fez?
Se a falta de ética fosse assim tão descabida, ninguém se daria ao trabalho de estar aqui a comentar.
Não tenho 50 anos, tenho pouco mais de metade e não conheço muito bem o Sr. Fernando Furnas, mas, se está de acordo com tudo o que foi feito, não sei o que diga...
Custa-me pensar que, se a situação fosse ao contrário, o Sr. conseguisse ficar indiferente.
Não pretendo ofendê-lo, mas não sou capaz de me calar quando atacam pessoas que estimo e pelas quais tenho muita amizade. Não é preciso recorrer ao Jorge Medeiros para lhe apresentar o Botelho. Eu própria terei o privilégio de o fazer.
Acredito que o seu comentário venha também nesta linha de pensamento, mas, o que está na origem disto tudo foi uma falta de respeito de um clube por outro; e os clubes não fazem nada; quem faz são as pessoas, logo...
Cumprimentos.
Dina Medeiros

Anónimo disse...

Com o devido respeito,

Será que o Fernando pensou bem antes de retirar excertos daquilo que eu escrevi? Ao retirar as minhas afirmações devia contextualizá-las com todos os comentários que fiz neste post. Estão separados por espaços de tempo, mas fazem parte de uma só opinião: a minha.

O pior que se pode fazer aqui é distorcer o que eu escrevi dando a entender que eu disse aquilo que não disse. E se tem a consciência tranquila, não se preocupe com o que digo, pois que eu saiba há liberdade de expressão num país como o nosso e principalmente na Internet, logo cabe a cada um filtrar aquilo que os filhos lêem ou consultam na Internet. Não sou pai ainda, mas tenho um pai que partilha comigo as preocupações de um pai, logo, se faz favor, não me julgue sem me conhecer.

E além do mais, não mencionei o nome de equipa nenhuma a não ser aquela de que sou adepto. Isto é, a única equipa que referi o nome foi a do NC, portanto, como se costuma dizer, “enfia o barrete quem quiser”.

Depois, nos posts seguintes referi que "não tenho nada contra o outro clube nem contra nenhum clube, simplesmente contra a postura de certas pessoas que entraram para o ciclismo"... Ainda adiantei que "eu falo como adepto do Clube NC, actualmente não tenho ligação nenhuma ao NC, mas ainda sigo-lhe os passos por esta via porque é um clube que me diz muito" assim como alertei que convêm esclarecer que "nada tenho contra o Álvaro, muito pelo contrário".

Resumindo, quem sabe do que estou a falar sabe muito bem de quem estou a falar. Todos sabemos, portanto, nem preciso referir nomes. Melhor, e na verdade falo de "posturas" e não de esta ou daquela pessoa. Era uma crítica à falta de ética desportiva. E quanto à falta de ética desportiva, alguém tem duvidas que as houve? Se sim, é uma opinião tal como tenho a minha e expressei-me da forma que eu quis num espaço que pertence à equipa da qual sou adepto e da qual já fui atleta e ajudei a erguer. Mas, sem me pronunciar em nome desta ou de qualquer equipa, isso ficou bem claro.

Enfim, se eu tivesse ido comentar no blogue da sua equipa aí sim tinha todo o direito de protestar contra o que escrevi, pois tudo o que eu disse se fosse escrito lá certamente ganharia outro contexto, mas atenção, não fiz tal coisa... escrevi aqui, no blogue do NC. O que torna as coisas muito diferentes em termos de “intenções”.

Quanto à idade... Esta, seja de quem for não dá o direito a ninguém de me silenciar, pois não faltei ao respeito a ninguém... Ou será que leu em algum lugar das minhas palavras o nome da equipa de que falou? E, por exemplo, “Jogo sujo” é uma mera expressão que muitos não dizem, mas pensam. Eu sou frontal, digo o que penso. E sei bem que pessoas como eu criam muitos inimigos por dizerem o que pensam, principalmente entre quem enfia os barretes de coisas que pessoas que costumam dizer o que pensam quando estão perante injustiças tremendas.

Com todo o respeito, pense também três vezes bem antes de julgar alguém que simplesmente manifestou uma opinião quanto a um comportamento e contra algo que defende. Quem vê palavras não vê rostos e muito menos sabe que há pessoas que têm formas próprias de se expressarem que podem muitas vezes serem mal interpretadas quando ditas por escrito.

(continuação no próximo comentário)

Anónimo disse...

(Continuação do comentário anterior)

E nada do que eu disse é novo, pois já muito pior foi dito num outro blogue que todos frequentamos e opiniões sempre as houve e de todas as formas. Portanto, porquê o espanto agora? É porque os filhos estão a ler? Eu sou da opinião que desde pequenos devem saber a verdade acerca do mundo que as rodeia... "O pai natal não existe". Assim ficam mais preparados para enfrentar a realidade e não desistiram do desporto ao verem a quanta "sujidade" há quando algo amador se torna mais sério, o quantos interesses surgem quando aparece a oportunidade de ganhar dinheiro, etc.

Comigo não vale pena argumentarem, eu não tenho a paciência do Jorge, embora seja muito paciente, por isso, retirei-me quando achei que já era areia a mais e quando vi que o ar já estava poluído demais.

O Fernando, por escrito, dificilmente vai entender-me. Não perca tempo comigo aqui. Espere que o Jorge me apresente, pois terei muito gosto e conhecê-lo ;)


Cumprimentos e boas pedaladas!

Anónimo disse...

Engraçado, comentei antes de ver o comentário da Dina. Só me apercebi que já havia mais comentários após inserir o meu. O facto de a Dina ter chegado à conclusão que chegou, prova que quem me conhece e/ou é bem intencionado percebeu muito bem o que eu disse e que não se devia descontextualizar fazendo excertos daquilo que lhes convem.

Os meus comentários são para ser lidos todos como um só!

Abraços,

Agradecimentos:

Dina Medeiros;
Jorge Medeiros;
Todos simpatizantes e amigos do NC;
Aos amigos tenho em todas as equipas, incluindo (eis a surpresa), os que tenho na SportZone.

Igor Furnas disse...

Boa noite,

Bem meus caros colegas e amigos, esta série de comentários a este post já se faz longa.
Antes de expressar aquilo que me faz escrever aqui quero só ressalvar uma pequena nota: as possiveis consequências de fazer um post que envolva tópicos como este. Penso que apenas os intervenientes directos estão a par de tudo o que decorreu para a situação se desenrolar deste modo. Logo a partir deste ponto, trazer assuntos destes a um espaço que, apesar de ser do clube NC, é de acesso ao público acaba por gerar o envolvimento de muitas pessoas que não estão devidamente informadas sobre a situação (não estou com isto a dizer de modo algum que deva ser vedado às pessoas qualquer tipo de informação, mas sim a primar pelo acesso a informação completa e de boa qualidade). Apesar de todos nós escrevermos português há que ter sempre presente que a interpretação do que é escrito desenrola um papel muito importante quando tentamos “decifrar” as opiniões aqui presentes. Não se esqueçam que para muitas pessoas o acesso a este acontecimento pode ter sido feito através dos 2 blogs em que este é abordado e podem ter feito juízos de valor sobre os envolvidos com base no que foi escrito e, consequentemente resultar num mau juízo sobre estas.

Bem, acabei por me alongar bastante mais do que queria, mas mesmo assim fica aqui apenas uma pequena nota quanto ao quão volatil um post bastante simples pode ser.
(Continua)

Igor Furnas disse...

Cara dinamed (dirijo-me através do nome de utilizador para que possam facilmente saber a quem me dirijo) prestando-lhe apenas um pequeno esclarecimento, no comentário do meu pai (o Sr. Fernando Furnas para quem não saiba) apenas está presente o manifesto dele quanto a partes dos comentários redigidos pelo Botelho em que meu pai sentiu que foi lesado de uma forma indirecta (parece-me), por isso acho que ao responder citando partes do texto que se referem a outra questão parece-me que acaba por fazer com que a sua resposta não esclareça a situação que meu pai referiu. Parece-me também válido que meu pai apenas se pronuncie sobre o que abordou no comentário, pois não me parece que este seja parte interessada ou que deva discutir algo mais do que aqui está sendo abordado ou do que ocorreu nesta situação.
(Continua)

Igor Furnas disse...

Caro botelho quanto aquilo que meu pai te disse no seu comentário acho que se aplica aquilo que descrevi no primeiro parágrafo relativo à questão da interpretação (infelizmente as pessoas que lêem o que nós escrevemos não podem entrar na nossa mente para descobrir tudo que está subentendido no nosso texto). Acho que as citações ao teu texto não foram nem descontextualizadas nem distorcidas (afinal o texto onde elas estão encontra-se apenas uns “cliques” acima e será lido previamente ao comentário de meu pai). Quanto à questão dos pais filtrarem o conteúdo ao qual os filhos têm acesso… acho que isto não é assim tão linear pois acho que isso não está ao alcance dos pais (é um bocado dificil controlar o acesso à internet estando o acesso a esta disponível em tanto sitio). Quanto aos outros saberem do que estás a falar e de quem estás a falar (bem, parte do meu comentário a isso acaba por estar no meu primeiro parágrafo e neste também), acho que quando falas em alguém se movimentar através de acções “sujas” deves ter bem definido aqueles de quem falas e neste caso parece que estás-te a dirigir a um conjunto bastante abrangente de pessoas (de certeza que este “sujas” acarreta um cariz bem negativo e mancha o nome de qualquer pessoa a que seja atribuido). Quanto à questão da idade, não vejo nenhum indicio de que estejas a ser mandado silenciar devido a esta. Quanto à questão da liberdade de expressão e seres mal interpretado digo que liberdade implica responsabilidade e, esta última, especialmente sobre as consequências dos nossos actos. Logo, se sabes que podes ser mal interpretado, acho que deves tentar evitar isso tendo o máximo cuidado para evitar isto quando te expressas (o que me parece que não vais conseguir sempre que recorreres a frases como as tuas que meu pai citou).

E como já me alarguei muito, vou ficar por aqui porque parece-me que este post era suposto servir para desejar felicidades ao Álvaro nos futuros desafios que ele enfrente, que são os meus sentimentos em relação a ele tanto no campo pessoal, profissional e desportivo)

Cumprimentos a todos.

jormed disse...

O Clife entrou a “matar” neste assunto e com isso gerou uma onda de choque que na minha opinião desviou o assunto daquilo que realmente importa.

Por isso vou voltar a insistir no assunto, até porque tenho uma situação em mãos que é no mínimo caricata.

Para mim, a questão central de tudo isto e que leva a continuar a escrever, é saber a opinião das pessoas sobre se foi ou não uma atitude correcta o que foi feito pela equipa Sportzone. Não vejo ninguém da equipa sportzone a abordar esta questão. O Director Desportivo publicou o post, os atletas da Sportzone sabiam que o post iria ser feito, estão todos a dar as boas-vindas a um atleta. Mas aonde é que isto nos leva?

Ninguém se interroga sobre se o timing para isto foi ou não correcto.

Na minha opinião não foi e para além dos argumentos que já apresentei anteriormente, acrescento ainda mais este:

O que fazer com a inscrição do Álvaro para a prova de Domingo, que está no mail do Clube NC?!?
Alguém pensou nesta questão antes? Na Sportzone? O próprio Álvaro pensou nisso?


- Depois de no Carvão o Álvaro já se ter limitado a dar uma volta a passo de caracol e ter ficado sentado na zona de meta a fazer uma triste figura à espera que a prova terminasse (de certo modo senti que gozou comigo e com os colegas que deram o litro pela equipa);
- Depois de na maratona já não ter envergado o equipamento do NC. (Todos os atletas das outras equipas envergaram o seu);
- Depois de já ter afirmado publicamente que "É com prazer e orgulho que hoje posso dizer que me integro no TeamSportZone/PH Clinic.” E ter já ter envergado para a fotografia o equipamento respectivo;
- Depois de tudo isto, o Álvaro inscreve-se por mail na prova de Domingo. Vai correr como? Sendo atleta do NC e tratando-se de uma prova oficial, só pode correr com a camisola do clube.
E vai fazer o quê? Dar uma volta e encostar como fez no Carvão? Ou vai envergar com “orgulho e prazer” a camisola do NC como devia ter feito no Carvão e na maratona?

Alguém da Sportzone pensou nesta questão, ou sou eu que estou a ser picuinhas?

Está giro não está? A precipitação às vezes dá nestas coisas, e é isso que tenho vindo a tentar explicar com calma desde o princípio. O que tenho andado a escrever não é nenhum ataque nem coisa parecida. Simplesmente estou a escrever na posição de alguém que tem de decidir sobre estes assuntos e que já leva uns aninhos de experiência nesta coisas.

Fernando disse...

Jorge, em relação ao Clife julgo estar tudo dito, quanto ao atleta Álvaro, ele só vai correr pela Sport Zone em 2010 no que diz respeito ás restantes provas de 2009 é um problema entre Álvaro e NC.

Se ele corre, e como corre no próximo domingo, são vocês os dois que tem de resolver, quanto á apresentação do Álvaro no blog da nossa equipa, em minha opinião é apenas um pormenor sem importância.


Abraço,

melo disse...

Com muita pena minha, acho isto tudo o "princípio do fim do ciclismo de competição" em S. Miguel.

Espero estar enganado.

jormed disse...

Ai é que está o nosso ponto de discórdia... finalmente discute-se o que interessa.

Para ti pode não ser, mas para mim o assunto é importante. Não és tu que tens que lidar com esta questão… sou eu e o Álvaro como muito bem disseste. Mas o facto de não teres de lidar com isso não torna o assunto “sem importância”… isso é não se preocupar com os outros.

Cada um dá a importância que quer aos seus problemas conforme lhe convém. Neste caso é conveniente dizer que não tem importância.

Abraço

dinamed disse...

Se a apresentação do atleta em questão fosse assim um pormenor tão sem importância não o teriam transformado em post do vosso blog, isto quando a época oficial de ciclismo ainda está a decorrer, e, por conseguinte, não estaríamos aqui a debater todas estas questões.
Na minha opinião, o post do nosso atleta Sérgio vem no seguimento das notícas oficiais do vosso blog.
Não tentem minimizar uma polémica que não fomos nós que suscitamos. Não podiam ter esperado pela última prova oficial da época?
Se é assim um pormenor tão sem importância...

Cumprimentos,
Dina Medeiros

Tiago Martins disse...

Concordo com o Melo. Mas mantenho a esperança de estar enganado...

Anónimo disse...

Boa tarde a todos,
Sou um mero espectador deste "enredo" que é bem serio, e não conheço os personagens desta novela. Não sei quem é o bom ou o mau da fita, se é que existe. Só queria opinar que este caso tem que ser resolvido friamente e de acordo com a regulamentação. Se o Alvaro pertence até ao NC até ao final do ano então tem que ter paciencia e não pode pedalar por outra equipa. Quanto ao NC resta decidir se quer aceitá-lo ou suspendê-lo nestas provas.
Boa sorte a todos os intervenientes.

Anónimo disse...

Estamos perante uma modalidade que vive da competição. É com ela que cresce e evolui...

Por outro lado, a competição pode estragar outras coisas e a relação entre as pessoas, normalmente surge no topo da lista!

Seja como for, toda esta situação é bastante peculiar, polémica e geradora de desconforto, e podia ter sido evitada facilmente (apresentação do atleta em data posterior a 31/12/2009)...

Como seguidor deste blogue do NC, tal como dos blogues das outras equipas, tenho pena que a actividade e a audiência do mesmo dispare em flecha por estas razões...

Anónimo disse...

[Peço desculpa a todos por voltar a tocar neste assunto, mas tenho o direito à resposta.]

Igor,

Com todo o respeito e compreensão por tomares partido do teu pai, digo-te e repito que FORAM DESCONTEXTUALIZADAS SIM. A razão: uns cliques acima do comentário do teu pai, fiz três comentários e ele ignorou a explicação que fiz abaixo ao que eu havia dito no início. Até a Dina percebeu isso e antes de mim alertou citando as minhas explicações. Ponto final, quem não vê isto é porque não lhe convêm… Ou querem fazer de mim a arma de arremesso para distrair as audiências da verdadeira questão? Será? Não nos façam pensar que sim.

Quanto à “cena dos filhos”, certamente a intenção de teu pai era boa, mas foi infeliz apontar-me o dedo por aí, pois a Internet é “uma selva” e com tanta “porcaria” que há nela, vão se preocupar é com o que eu digo? Foi uma mera opinião quanto a uma atitude! Portanto, tenham dó, pois o que eu disse só teve mal para quem “enfiou o barrete”, pois EU NÃO REFIRI NENHUM NOME DE NENHUMA OUTRA EQUIPA QUE NÃO A DO NC! É tão difícil perceber isso? Acho que não. E o facto de eu alegar que escrevi o que disse aqui e não noutro blogue quer dizer que se o fizesse no vosso blogue aí sim eu estaria a acusar-vos a todos, mas não o fiz, e nem falei em alguém em especifico, MAS SIM… em quem foi responsável pelo que aconteceu. Agora lá saberão quem foi responsável, quem o foi que se acuse. É tão simples.

[E desculpa as maiúsculas, pois usei-as para enfatizar somente e destacar a ideia de forma a deixar definitivamente esclarecida a ideia.]

Quanto às “acções sujas”, tal como reinventaste o que eu disse, eu não abrangi ninguém a não ser quem foi responsável pela falta de ética, critiquei uma “postura indecente” para quem quis, repito novamente, “enfiar o barrete”. E muito do que eu disse de “jogo sujo” engloba muitas outras coisas que aconteceram ao longo deste tempo todo que nada mais foi do que uma enorme falta de respeito e de ética. É a minha opinião, qual o problema? Sou tão importante assim para terem medo que a minha opinião prejudique alguém? Isso dá que pensar, pois “não sou ninguém”.

E “a liberdade implica responsabilidade”, disseste bem, mas se me vão julgar por aí, é o cumulo e todos sabemos bem porquê, pois irresponsabilidade no uso da liberdade foi o acto que foi cometido quanto a toda esta questão do atleta do NC. As pessoas quando apontam um dedo devem olhar para os outros dedos encolhidos a apontar na sua direcção. E se apontei primeiro não fui o único! E jamais continuarei a ser, pois o que aconteceu “é claro como a água suja” ao ponto de poder haver “castigos”. Se tanto Vos incomodou o “jogo sujo”, saliento que pode haver mil e umas interpretações para tal expressão, e usei-a como sinónimo de “provocação”.

E as frases que teu pai tirou NÃO PODEM SER RETIRADAS SEM SE LER O QUE DIGO NOS DOIS COMENTÁRIOS SEGUINTES! Se o continuarem a fazer, ficará bem claro qual a intenção em baterem nessa tecla. Tal como o Jorge disse, eu “entrei a matar”, porque “revolta-me ver cenas que destroem o ciclismo”: a falta de ética é uma delas! E poupem-se a responderem-me, pois vou-me retirar desta discussão porque a paciência é bem pouca já.

Abraço

PS: ATENÇÃO que não estou a fazer nenhum ataque, mas sim um alerta.

Anónimo disse...

E só mais um pormenor que me escapou antes de me retirar, pois, se calhar ainda me vão interpretar de uma forma mais radical ainda:

- O Sr. Fernando não tem de se sentir lesado em absolutamente nada, pois se o facto de não me conhecer levou-o a interpretar-me mal e, por conseguinte, sentiu-se ofendido, Ok... peço desculpa se a minha “forma de falar” o induziu em erro. Mas, que fique esclarecido que não estava a falar nem do Sr. Fernando nem seja de quem for em específico, somente de uma atitude de quem possa ter sido o responsável pelo que aconteceu, ou responsáveis, e esse lá o sabe quem é.

Agora, se esse responsável é da equipa do Sr. Fernando, acho que o Sr. devia ficar ofendido era com essa pessoa, pois veja bem a imagem com que está a ficar uma equipa onde correm pessoas e atletas que não tenho dúvidas que são amigos dos seus amigos e são atletas exemplares. E, digo-o, porque tenho amigos em todas as equipas e sei bem de quem o Sr. é pai, isto é, do Igor que confesso que conheço pouco, mas cumprimento sempre porque "é cá dos nossos", como se costuma dizer, enfim, é um bom amigo claro, e agora lá porque respondi ao Igor não venham pensar que ando à “porrada verbal” com ele ou com seja lá quem for. Até porque os amigos têm opiniões diferentes e discutem mesmo sendo amigos.

Abraços e boas pedaladas a todos!

Sérgio disse...

Se eu soubesse que o meu post iria proporcionar este tipo de discussões nem o teria postado. Como bem diz o Jorge, a verdadeira discussão que deveria estar á tona pouco se fala. Estamos a entrar no campo pessoal e isso só me parece que é para camuflar aquilo que não interessa a alguém!
Afinal a posição oficial do Micalense/Sportzone/PHClinic é concordar com o post feito pelo seu director desportivo? Acham mesmo um "pormenor sem importância"? Lancar a discórdia entre atletas e clubes é legitimo de agora em diante e os mesmos que se preocupem em remediar a situação? É assim que as coisas vão ser de agora em diante? É essa a postura de uma equipa que já mencionou várias vezes na comunicação social que está a elevar o nível do ciclismo micalense e açoreano? E ainda há quem tenha orgulho em fazer parte disto...vai-se lá saber porquê! Da minha parte está tudo dito e as conclusões estão tomadas.
Hoje á noite o NC vai reunir-se e certamente que um dos pontos de discussão será esta situação criada por terceiros e acho que a discussão aqui neste blogue deveria ser encerrada a partir deste momento!

Mister disse...

Mai nada!!!

Luis Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luis Alves disse...

"Com muita pena minha, acho isto tudo o "princípio do fim do ciclismo de competição" em S. Miguel."

Como escreveu o Melo, tambem partilho da mesma opinião porque este filme já se viu em outras modalidades. Tambem como ele espero estar enganado porque o ciclismo, nas suas variadas vertentes é um dos meus desportos de eleição.

Ao longo dos meus anos de ciclismo sempre houveram varias equipas, mas raramente ou nunca houveram ataques pessoais e faltas de respeito. Sempre houveram e sempre vao haver opiniões divergentes, mas isto é normal. Quem nunca as teve com a sua(eu) namorada(o), com os pais, com o(a) melhor amigo(a), etc?

Ao longo destes anos ganhei muitos amigos no ciclismo e NENHUM inimigo, o ciclismo para mim é uma grande familia de amigos, pena que alguem possa nao pensar e ver o ciclismo da mesma forma que eu.

Vivi muitas boas experiencias de amizade, de camaradagem, de respeito, etc. Por exemplo partilhei o meu bidon de água com atletas de outras equipas que não tinham abastecimento ou que o mesmo tardava, e estes comigo tambem ja fizeram o mesmo. Facilitei sempre a passagem de atletas das outras equipas em trilhos mais apertados no XC, estando apenas obrigado a fazer isto nas dobragens, mas se alguem é melhor do que eu, para quê dificultar-lhe a vida?


Enfim estas e mts outras situações boas vou levar comigo de recordação destes ultimos 4 anos de ciclismo.
No ano passado fiz muitos kms de corrida na estrada com o meu amigo Furnas(Pai), atleta de uma equipa adversária e com o qual vivi alguns destes episódios.

Espero que situações boas e bonitas como as que eu vivi continuem a acontecer porque senão será o principio do fim. Oxalá estaja enganado.

Para o ano vou "ver" as provas do lado de fora e espero ver coisas bonitas e agradáveis de se ver por quem está do outro lado.

Ao Alvaro desejo tudo de bom. Não comas muita "beterraba"(tou a entrar contigo Alvaro).

Ps: Como dizia um meu antigo treinador de Hóquei em Patins, vamos jogar COM a equipa "X", não vamos jogar CONTRA a equipa "X".
Pensem nisto...

Abraços

Luis Alves

Anónimo disse...

Queiram parar um pouco e pensar se utilizar os nomes das empresas para lavar roupa suja não será uma forma irresponsável de apurar responsabilidades neste fait diver. Se existem opiniões antagónicas , nada mais natural.
Mas uma coisa é certa não são as empresas que apoiam o desporto que devem ver os seus nomes utlizados em Vão.
Fale-se nos nomes das pessoas envolvidas com a educação necessária sem visar entidades que empregam muita gente.
Para que conste , acho que não é eticamente correcto a postura do atleta àlvaro e de quem o apresenta(não sei o nome ).

Sérgio disse...

A Sportzone apoia o ciclismo e faz muito bem! Este fait diver como também diz começou com um post no blogue OFICIAL do TEAM SPORTZONE e não num blogue pessoal. Parece-me que quem deveria de pensar na imagem do seu patrocinador não o fez quando o publicou.

jormed disse...

aro anónimo.

Desde que li o seu comentário que tenho hesitado em escrever mais sobre o assunto. Mas tenho reflectido muito sobre o que se passou e decidi agora escrever mais umas linhas.

Compreendo perfeitamente o seu ponto de vista sobre o assunto (em relação às empresas) e apraz-me ver que concorda comigo ao afirmar que não é eticamente correcto o que foi feito neste caso, tanto pelo atleta, como por quem o representa.
Aliás, se reparar, foi sempre isso que tentei dizer desde o início, e por várias vezes ao longo da minha escrita nos comentários, tentei desviar o assunto para o que realmente importa.

De facto os ânimos estiveram muito exaltados. Apesar de eu não ter tido nenhuma responsabilidade no que despoletou toda esta polémica (não foi no NC que a notícia foi despoletada), de não ter sido indelicado ou polémico (apenas aludi a uma falta de ética e conduta desportivas) acabei (como sempre este ano) por levar por tabela e fui injustamente acusado por algumas pessoas neste processo.

Ainda por cima, o Clube NC foi a única entidade directamente prejudicada neste fait-diver como lhe chama, pois perdeu um atleta para o resto da época e perdeu ainda um patrocínio.

Algumas amizades ficaram afectadas (espero que não tenham sido de forma irreversível).

Quando as pessoas deixam de conseguir discernir entre causa e efeito, o que é correcto ou não, torna-se completamente impossível o diálogo com essas pessoas e a tentativa de explicar o que é certo e o que é errado no desporto passa a ser uma miragem, pois essas pessoas bloqueiam e deixam de tentar compreender os factos tal como eles são.

Para mim foi errada a atitude de quem publicitou antes do tempo a sua integração na nova equipa.

Digo isto a título pessoal, enquanto atleta, Dirigente do NC, Organizador e enquanto Presidente da ACA. Em todas estas “versões” considero errada a atitude tomada, porque de facto foi errada… mais nada.

Até à data, o NC não recebeu nenhum esclarecimento oficial sobre o assunto… é apenas mais uma das coisas que considero estarem em falta.

Tudo isto que escrevi é para quê?

Há que saber estar no desporto, cumprir algumas regras elementares. Se não for pelo respeito para com quem está envolvido na modalidade e a trabalhar por ela, ao menos que seja em relação às entidades patrocinadoras.
Há uma empresa de renome que está (e muito bem) a apoiar esta modalidade que bem precisa.
Cabe, a quem tem essa responsabilidade (de a representar), dignificá-la em todas as situações para dai retirar o devido proveito.

Não é só nos cartazes que se ganha o respeito… é também nas atitudes do dia-a-dia, nos pequenos gestos em prol da modalidade.

Nisso estou absolutamente tranquilo... duvido que todos estejam de consciência tranquila.