II TAÇA DISREGO - Resultados DH#3 - ANIMA Portal do Vento




E pronto... mais uma prova realizada... faltam apenas mais duas.
Mais uma vez a emoção esteve presente numa prova de Down-Hill. Um vencedor inédito (Lourenço Cymbron) nas competições de DH organizadas pelo Clube NC, há semelhança do que havia sucedido o ano passado com o Ruben Moniz. Mais um ano a acontecer uma destas e podemos a começar a falar em tradição no Portal do Vento ;)
Em termos de entidades oficiais temos de agradecer o apoio do ANIMA/Cultura a este evento.
Não menos importante foram as ajudas de Fernando Furnas, Igor Furnas, André Arruda, Luís Alves, Flávio Frias, José Arruda e como sempre João Davide (Py), Marco Cabral (Ovide) e João Paulo (Pux).
Um último agradecimento à HELPBIKE pela preparação do trilho.
Fiquem bem!


13 comentários:

Ludovic disse...

Parabéns a todos os intervenientes!
Deve ter sido mais uma prova cheia de emoção até ao fim.
Posso estar enganado, mas axo q n terá sido apenas por ser o "Portal do vento" que surge um vencedor inédito. Penso q o Lourenço poderá repetir estes resultados... a ver vamos. O Paulo Pacheco tb fez um excelente 3º lugar. Com estes resultados o Milton sai mais reforçado no 1º lugar, Parabéns tb para ele.
O CDAQ veio a reconfirmar q tem uma grande armada em Descida, qdo se olha para a tabela geral. Parabéns!!!
De qq forma apesar das 2 vitórias do CDAQ, contra 1 do NC, o NC continua na frente... portanto, a luta continua, e promete para os próximos embates!

melo disse...

Colectivamente foi bom para o CDAQ, anormal foi o reultado na L.Fogo onde pensava que iamos ter um grande resultado. O Lourenço anda muito, a esmagadora maioria não o conhece das BTT mas em 2001 ele ganhou todas as provas à geral em S.Miguel excepto a última onde partiu uma perna. Apartir daí dedicou-se ao motocross alcançou um 3º lugar no final do campeonato, atrás dos "monstros" Marco Garcia e joão Marques. Portanto este "menino" percebe muito de duas rodas e velocidade. E agora moralizado não me admirava nada se ganha-se o resto das provas do campeonato.
O Pacheco estava com vontade de mostrar o seu valor depois do desaire da L. Fogo, mostrou muita garra. O Narciso e o Chico embora algo inconsistentes a qualquer altura podem fazer a diferença, tiveram cada um saidas de pista que os comprometeram na classificação.
Eu hoje, estive mal, com uma 1ª manga para esquecer e uma queda na segunda. obtive o pior resultado da época. Fui uma sombra dos treinos dia anterior onde me diverti à grande no percurso. Acontece.
Os cadetes Miguel e o João cumpriram. Os Juniores Américo, Henrique e Job estão a evoluir e acho que vai existir ali muita luta da classificação "Ruben para baixo".
A organização esteve mt bem, foi um percurso com uma secção nova e tiveram de aprender a lidar com isso. Entre o local de desembarque e a partida havia um troço de ligação o que fazia com que alguns atletas distraidos ficassem um pouco para trás.
Na Maia há mais.

Anónimo disse...

Boas. Quero apenas dizer que adorei ver a prova. Com muita pena nao participei (motivos saude). Mas isso nao interessa. A prova foi mesmo de alto nivel de competividade e muita emoçao. A pista estava muito exigente, era isto que faltava em anos anteriores. Agora os atletas teem a oportunidade de evoluir muito mais. Desejo boa sorte para todos e que batam recordes nas pistas lol. Já agora, tenho videos de alguns pilotos, caso queiram-os o meu mail:

az89luis@hotmail.com

Abraço a todos e para o ano estou caido nas provas.

;D

Luis Azevedo

jormed disse...

A prova ontem foi um espectáculo sem dúvida. O DH está bem e recomenda-se. Já vi umas passagens no "Trilhos de Lava" (visto que não posso ver ao vivo... lol) e são óbvios os andamentos fortes que o pessoal está a ter...

Da forma como as coisas estão a funcionar de momento, tenho apenas de dizer que estou extremamente satisfeito como a forma como está a correr o campeonato. Nas 3 provas que decorreram a equipa organizativa tem tentado ouvir ao máximo as opiniões dos participantes, pois são eles que fazem a festa. Da parte da Helpbike têm cumprido à risca a sua parte e acho que os trilhos têm estado ao nível dos acontecimentos!

Apenas faço votos para que tudo continue a correr da melhor forma, pelo menos tão bem como tem sido até aqui!

Em relação à prova de ontem queria em primeiro lugar desejar as melhoras ao Hugo Vasconcelos.... foi um fim de semana para esquecer. Não fez os treinos por causa de uma forte dor de dentes. Entrou na prova mesmo assim, mas lesionou-se durante a primeira descida oficial e não alinhou na segunda, motivo pelo qual não classificou no final. Ontem na entrega dos troféus ficou a dúvida sobre se ele classificaria ou não, mas depois já em casa ficaram desfeitas... ele tinha de pelo menos alinhar à partida da 2.ª descida oficial.
Para classificar, os atletas têm de efectuar a descida de treinos, alinhar à partida das 2 descidas oficiais e concluir pelo menos uma delas com sucesso.

O Lourenço havia saido da Lagoa do Fogo com o orgulho ferido e fez questão de mostrar isso mesmo na prova de ontem. No final da 1.ª descida parecia que o Milton estava a uma distância inalcançável, mas o Lourenço mostrou o contrário e fez um tempo canhão na sua última hipótese.

O Milton mostrou uma vez mais que está em grande forma este ano. Apesar de não ter vencido, está ali para discutir tudo até ao fim. Ainda conseguiu melhorar na 2.ª descida, mas desta vez não foi suficiente. Mas está de parabéns sem dúvida.

O Paulo Pacheco finalmente sacou um resultado ao nível daquilo que eu esperaria dele, desde que o vi fazer a Rocha da Várzea (na Promoção) em 2006. Na altura ficou-me na retina o tempo obtido por ele, mas desde então os resultados eram inversamente proporcionais à sua "linguagem" na passagem pela meta... lolol. Parabéns ao Pacheco e espero vê-lo na Gorreana de lycra ;)

O Ruben esteve também em muito bom nível. Correu com uma bike diferente... não sei como é no DH, mas se for como no XC, não me consigo habituar a uma máquina nova num fim-de-semana apenas... leva algum tempo até saber tirar partido de uma bike à qual não estamos habituados. Este ano ele tem corrido com bikes emprestadas e isso no fim deve fazer alguma diferença. Mas continua ali um potencial ENORME...

O Chico se não tivesse cortado a meta na 1.ª descida a "passo de caracol", poderia muito bem ter tirado uns segunditos ao seu tempo final. Arriscou depois na 2.ª descida mas não teve sorte.. felizmente não se magoou.

O Narciso teve uma saida de pista mesmo a 10 metros da meta e perdeu alguns segundos preciosos, mas não foi ali que ele perdeu a corrida, pois não dariapara bater o Lourenço. Também o Ruben teve uma saida no mesmo local durante a sua 2.ª descida, mas não perdeu tanto tempo como o Narciso.

O Emanuel esteve uns furos acima do que tem feito até agora e ficou muito, muito perto do grupo que lutou pelo TOP 5.. deu pelo menos para não levar nas orelhas do Carlins... pelo menos desta vez... lol. O Carlos de forma consistente tem vindo a aproximar-se do grupo da frente e à que contar com ele, pois ele está sempre ali à espreita.

Se houvese um prémio para a regularidade, o Pita seria seguramente um candidato... este ano está mais próximo do grupo da frente. O resultado da 1.ª prova deve estar a dar-lhe motivação.

O Nando relançou a luta pela vitória nos veteranos. Era visivel o desapontamento do Melo ontem, mas assim ficou mais giro... lol
Na Maia a coisa até vai ferver.. felizmente a prova termina à beira mar, por isso não há perigo de aquecer demasiado.. lol

O Luís Medeiros esteve em dia não, e quando assim é, resta apenas esperar pela próxima prova.

Nos Juniores o Álvaro tem vindo sistematicamente a melhorar a sua classificação. Vai ser gira a luta entre ele, o Mark e o Américo.

Acho que nunca tinha havido uma diferença tão pequena entre 2 concorrentes como a que se registou ontem entre o Américo e o Mark.... 1 centésima. As tomadas de tempo à chegada são feitas por 2 pessoas (cada uma com o seu cronómetro). Nos casos em que as diferenças entre 2 concorrentes é inferior a 1 décima, confontamos sempre os 2 registos de tempo entre os 2 para confirmar os tempos e tentar minimizar o factor "erro humano" que possa existir. Ontem o cronómetro "principal" dava 1 centésima de vantagem ao Américo, enquanto que o de backup dava 9 centésimas, também com vantagem para o Américo. Quando os 2 cornómetros estão de acordo fica tudo bem, e até agora têm estado sempre de acordo... lol
Infelimente para o Mark perdeu 2 vezes seguidas por margens mínimas, para os seus concorrentes directos.


Nos Cadetes finalmente deu João Araújo, que agora lidera a competição... mas vai ser renhido até ao fim... aguardemos!

Na Promoção o destaque vai sem dúvida para o António Jorge que fez o 6.ª tempo à geral na 1.ª descida (e única). Nada de surpreendente, se tivermos em conta os tempos que ele já obteve no ano passado nas provas em que participou... resta-me interrogar sobre o porquê de ele não estar federado???

Colectivamente o CDAQ venceu e encurtou a sua desvantagem para apenas 5 pontos para o NC/Sportzone. Também aqui a luta vai ser renhida e não posso deixar de realçar mais este ponto de interesse numa competição já em si emocionante quanto baste.
Ontem o NC/Sportzone foi "traido" pelo Santa Clara, que não se fez representar nos veteranos... lol. Caso os Veteranos pontuassem ontem, a vitória do Nando teria dado para o NC/Sportzone somar os mesmos 100 pontos do CDAQ. No entanto a vitória continuaria a ser do CDAQ por ter 2 terceiros lugares e o NC/Sportzone apenas 1 terceiro lugar... mas diferença na Taça continuaria a ser de 10 pontos e não 5.

MAIA é o que se segue... uma prova totalmente diferente das que foram realizadas até à data. Mas uma competição quer-se assim mesmo... diversificada, para fazer a real selecção dos melhores valores independemente do tipo de piso ou carateristicas dos trilhos.

Fiquem bem!

melo disse...

Tenho de confessar que adoro estas análises do jormed.
Aguarda-se agora o filme do Mark.

Anónimo disse...

pessoal tenho que dizer que o portal do vento estava um espectaculo....
Muita competição em todos os escalões isso faz com que as pessoas se desloquem aos trilhos para assistirem aos trilhos....
Quanto a mim fiz uma optima prova mas a bike não ajudou saiu-me a corrente na 1º e 2º, havendo vezes que os pés no chão e que fazia a bike andar o que se perde muito tempo....Na naia irá ser melhor espero...lool
Quanto a todos parabens e que vamos nos ver na Maia
Bons rides!
Fiquem bem

Anónimo disse...

e pena a competividade entre os concorrentes ser levada a grandes bocas (a tua bike nem se da nome de bicicleta) pois é esse lixo anda e sempre vai andar, discutimos isso nas provas,bocas dessas nao rebaixa o meu piloto....fikem bem pessoal

jormed disse...

São análises feitas com "conhecimento de causa"... lol
Já levo algum tempo disto e conheço (mais ou menso) os andamentos do pessoal... quando estão ao seu nível, quando se superam, quando estão em dia não... aqui e ali posso ter algumas imprecisões, mas tento ser "imparcial".... lol

Não é uma coisa que se faça no fim de todas as provas, porque nem sempre há tanto que dizer, mas de vez em quando gosto de me esticar... lol. Vou escrevendo na vez daqueles que não escrevem nada ;)

Infelizmente a malta do DH deixa muito pouco feedback sobre as provas... é com o feedback que se tiram ilações sobre o que correu bem ou menos bem e isso ajuda a melhorar no futuro... se bem que o silêncio também possa ser entendido como um sinal positivo, pois quem não tem nada a apontar é porque em principio concorda e gosta do que está a ser feito...

Por acaso sobre esta prova até temos aqui 3 comentários de pessoal que não costuma escrever habitualmente... será um sinal de mudança?

Anónimo disse...

boas

Vou fazer uma pequena critica à organização das prova.
Mas primeiro tenho que dar os parabens pela a excelente organização e vontade que temos vindo a assistir, é pena não haver mais apoios(€)mas enfim faz se o que se pode.

Bom na verdade não é bem uma critica é um concelho era conviniente ter antes das secções menos visiveis pessoal com apitos para avisar que alguem está no percurso e esta prestes a passar. A assistencia por vezes está mal posicionada e quando tentam procurar um lugar que não seja no meio do percurso por vezes já é tarde dando direito a "razia" por sorte ainda não houve "pancada" mas o dia pode chegar... Sei que é dificil arranjar pessoal mas peçam aos escoteiros ou uma organização do genero pode ser que eles colaborem.

A seguinte é apena uma sugestão para o proximo campeonato pois neste campeonato as regras estão definidas e não fazia sentido alterar nesta altura. sugeria que no final do campeonato fosse possivel excluir o pior resultado de cada atleta, isto porque na modalidade do DH a probalidade de não terminar uma prova ou de tirar um mau resultado é grande e muitas vezes pode por em causa a disputa por o lugar que se pretende, desta forma é "sempre" possivel discutir resultados o que dá mais emoção ao longo do campeonato entre os participante.Até à ultima prova é sempre possivel...

Se o campeonato tivesse muitas provas isto não fazia sentido porque o peso de cada prova ficava mais diluido, mas sendo um campeonato como 5 provas na minha opniao era melhor.

Fica aqui as sugestões, apostem na segurança pois é uma parte importante que caracteriza uma boa organização.

Estarei na Goreana e espero que o pessoal do DH tb para dar mais força ao espirito que temos vindo a assistir.
Já ando nisto há uns anos e estou bastante satisfeito com a afluência espero que continue.

Bons treinos até dia 4 Maio

Gouveia disse...

Pelo que li, esta prova foi deveras excelente e teve muitas (e boas) surpresas. Infelizmente nao me foi possivel participar nesta competicao pelo facto de presentemente me encontrar ausente da ilha. No entanto, e mesmo que ai estivesse, tal nao seria possivel pois lesionei-me na ultima prova num acidente algo aparatoso logo apos a tomada de tempo e segundo o medico, ainda vou precisar de pelo menos mais uma semanita ate poder voltar a pedalar...
Lesoes a parte, aproveito para congratular a organizacao por mais uma boa prova e tambem enderecar os meus mais sinceros parabens a todos quantos competiram e sobretudo aos vencedores.
Uma saudacao velocipedica a todos e vemo-nos na proxima prova!

jormed disse...

Ora aqui está o tal feed-back que tem estado ausente no DH.

O Lourenço tem razão quanto à sugestão dos apitos.
Já usamos, depois foram-se sumindo e essa parte tem sido negligenciada. Na Maia iremos ter os apitos... é uma boa chamada de atenção sem dúvida.

Quanto à questão dos resultados, é um assunto a estudar para o próximo ano. Não quero prometer nada, até porque não sei (desconheço) se é prática comum no DH... é matéria para reflectir entre equipa organizativa e atletas.

Gouveia... tens de entrar na Maia, pois os Veteranos ficam orfãos se não classificarem para as equipas... lol

melo disse...

A sugestão dos apitos é muito válida, lembro-me de os ouvir na rocha da varzea mas depois sumiram-se. Realmente a bikes são silênciosas e só nos damos conta quanto já estão muito perto.
Em relação ao regulamento, posso afirmar, que no nacional todas as provas contam, bem como na taça do mundo. Normalmente numa taça (conjunto de provas) priveligia-se a regularidade é declarado campeão aquele que se apresenta no melhor nível na maioria das provas. Este é o critério que deve ser usado.
Agora, também acho que num futuro próximo deveria haver para cada modalidade uma Taça (várias provas)e um campeonato(prova única), assim os desaires poderiam ser compensados de algum modo. Por exemplo a taça de DH já foi composta por seis provas e passou a cinco e foi melhor na minha opínião, menos massador para quem organiza.
Mas se a sexta prova tivesse cariz de campeonato, havia logo outra motivação. Os atletas teriam uma 2ª oportunidade, de algum modo, obter um resultado expressivo ou mesmo um resultado para "salvar" a época. Para a organização seria um novo desafio, uma nova competição, iria atribuir um novo título, logo, iria atrair ou relançar o interesse o pelas modalidades.
São apenas coisas para o pessoal reflectir para depois conversar-mos nos locais próprios nas alturas próprias.

melo disse...

já agora, é preciso referir que estamos a ter melhor época de sempre em termos de competição no DH. É so olhar para a lista de inscritos nos diversos escalões, é só olhar para os locais de realização das provas e para os traçados. À dois anos estavamos a descer na Candelária na Batalha, ali a inventar, a esticar a improvisar a fazer corridas de 1 minuto. Perdia-se o dia para correr 1 minuto. Hoje transpira-se no DH, finalmente. Tivemos a 1ª prova ao melhor estilo "old school DH" a seguir duas provas com traçados e dificuldades de alto nível, agora vamos ter outra com características diferentes mas também muito boa (se começar na cancela cá de cima) e por fim aquela a Vila que é limitada na distância. Para esta taça ser de "sonho" apenas substituia a Vila pela lomba dos pós na Povoação, e ai sim, terminava-se em grande. Um dia vão perceber porquê.