Cerrado dos Bezerros - 100% Ciclável... em pelo menos 70% das vezes!



A TAÇA CARREIRO & COMP., LDA vai já para a sua 3.ª prova, a qual terá lugar no próximo dia 13 de Abril no Cerrado dos Bezerros, Vila Franca do Campo.

Imaginem o Pinhal da Paz, com aquelas longas rectas para rolar, estradões a perder de vista... agora tentem imaginar o oposto... o Cerrado dos Bezerros anda lá muito perto... lol

Não se tem falado muito deste circuito... por exemplo por comparação com o que se falou da Batalha, diria que este está eclipsado... lol

Mas não se deixem enganar... este circuito no Cerrado dos Bezerros é tudo menos simples... pode não ter nada com a imponência da descida da Batalha, mas tem muitas, muitas armadilhas. O maior desafio é mesmo conseguir fazer uma volta limpa, sem quedas, colocação de pés no chão ou andar com a bike pela mão nalgumas das (muitas) subidas.
O piso é muito irregular em quase 90% da sua extensão, há muitas zonas super-escorregadias, lama e não há locais de descanso para as pernas ou braços. Atleta e bike têm de se fundir e trabalhar para o mesmo lado, caso contrário emperra tudo.

Amado por alguns, odiado por outros... é assim o Cerrado dos Bezerros...
Bom... mas chega de poesia e vamos ao que interessa.

As inscrições abrem amanhã (dia 7) e encerram na próxima Sexta-feira às 18h00. Como sempre podem ser efectuadas no Stand Carreiro & Comp, Lda.

A não ser que haja uma afluência inesperada de atletas para correr na promoção, iremos ter uma corrida única, há semelhança do que ocorreu na Batalha.

Fiquem bem!

14 comentários:

Ovide disse...

Jorge,

A época passada o nº de voltas foram de 11 para escalões séniores e veteranos, 6 para júniores e 4 para cadetes e promoção.

Penso que a promoção e o Vasquinho, este ano, poderiam dar as mesmas 4 voltas, atendendo a que nos outros escalões a kilometragem vai aumentar... nestes poderia manter-se...

Abraço!
Ovide

paulo rebelo disse...

Disseste tudo sobre a prova. Foi a prova em que senti mais dificuldades no ano passado, passei o tempo todo a cair e a derrapar!

Anónimo disse...

Se não me engano, naqueles tempos em que ainda competia, foi das provas em que andei mais a pé lol...

CARLOS SILVA disse...

De todos os circuitos, este é o que menos conheço.
De facto, apenas fiz parte do "Safety Team", há dois anos, e depois disso só dei duas ou três voltinhas lá dentro, há muito tempo.
Tenho uma vaga recordação que a subida é muito dura, com zonas tão ou mais difíceis que a Batalha, mas, segundo julgo, mais repartida.
A descida é facílima, desde que se tenha um kit anti-musgo.
Não há zonas tipo downhill, nem trialeiras - apenas musgo e limos por toda a parte, que transformam a bike numa autêntica bailarina, e safa-se melhor aquele que optar por uma mais eficaz escolha de pneus, e que tenha mais equilíbrio em cima da bicicleta.
Eu não me safo muito bem neste tipo de pisos, vou limitar-me a descer sem arriscar puto, e descansar na descida - porque a subida é de arder !!!

CARLOS SILVA disse...

Só mais uma opinião pessoal (se estiver errado corrijam-me):

Neste tipo de piso, o V-Break é mais dócil que o Disc.
Neste circuito raramente precisamos de travar bruscamente (talvez apenas no gancho de saida do trilho principal, à esquerda...).
Uma travagem mais soft, manetes reguladas para mais próximo dos punhos, evitarão bloqueadelas indesejáveis, que nos limos são quase malho certo.

Unknown disse...

O principal "problema" deste circuito, é que na maioria das partes técnicas apenas temos uma trajectória disponivél, assim ao longo das voltas e com o aparecer do cansaço e devido á passagem de muitos ciclistas, escorregadelas, etc.. o piso vai-se tornando cada vez mais escorregadio e propicio á derrapagem. O melhor argumento para uma volta limpa é a boa técnica e muita lucidez em cima da bike. Em algumas zonas o mínimo deslize ou falha de concentração e lá temos de desmontar e fazer umas dezenas de metros a pé.
Quanto aos travões é preciso ter muito cuidado com a utilização dos mesmos, sejam V-Brakes ou Discos o mais importante aqui não será a potência de travagem, mas sim a sensibilidade e neste aspecto os Discos (Hidráulicos) são superiores.

Ainda para piorar...(ou melhorar, lol) a previsão para a manhã de domingo é de chuva ligeira, enfim, vai ser um espectáculo!
Marco, não sou muito a favor das 4 voltas para a Promoção, neste circuito, a meio da 3ª volta já deverão começar as dobragens, e é um circuito em que se apanhas alguém nas zonas mais técnicas, muito possivelmente vais ter de desmontar ou optar por uma trajectória mais arrojada..

Abraço

Ovide disse...

André,

Já fui "repreendido" pelo Jorge... LOL. Eu gosto de ver aquela gente a sofrer... lol.
A minha observação fazia sentido em termos comparativos com 2007, mas este ano devemos ter mais atletas num percurso em pior estado, por isso estou de acordo com vocês os dois.

Já viste o cartaz para a prova... um mimo.

Abraço!
Ovide

jormed disse...

Também és um exagerado... lol.. repreendido não é bem o termo. Expliquei-te os motivos e que no fundo são os mesmos do André.
O circuito está mais longo este ano (200 metros, que equivalem a mais 40-50 segundos por volta a mais que no ano passado), e além disso vamos ter uma maior número de atletas a correr ao mesmo tempo.

Se fosse para fazer 2 corridas em separado, poderiam dar as 4 voltas na boa, mas tudo junto, vai ser uma confusão a partir da 2.ª, 3.ª voltas.

CARLOS SILVA disse...

Sim sim, façam mesmo só três, não me apetece sofrer muito, lool !
André, acho os Disc mais potentes, mas menos sensíveis...
Basta dizer que num Disc temos metal contra metal, e num V-Break, borracha contra metal...
Mas é tudo uma questão de gosto pessoal, eu corro com Disc, e exceptuando este tipo de pisos, não tenho saudades nenhumas dos V-Breaks.

jormed disse...

Carlos... há travões de disco e há travões de disco... não se pode generalizar assim dessa forma.
Os meus são bastante progressivos... tanto podem ser super suaves como super potentes... depende da necessidade.
Na Batalha a suavidade era a palavra chave e os meus travões foram 5 estrelas.

Unknown disse...

Carlos, no que toca a travagem (poder , sensibilidade) os V-Brakes em situação alguma apresentam vantagens face aos discos. Não confundamos potência com suavidade, os discos hidráulicos têm muito mais potência, mas permitem-te dosear muito melhor o uso da mesma. Nos V-Brakes qualquer minimo desvio que tenhas no Aro afecta-te a sensibilidade da travagem, enquanto que nos Discos, mesmo que tenhas um disco empenado, o efeito deste sobre a sensibilidade de travagem é mínimo, quase imperceptivél.

CARLOS SILVA disse...

Yo, André, não me fales em aros empenados com V-Brakes...
Tive uma má experiência a fazer um burrinho, lol

CARLOS SILVA disse...

Infelizmente, o Joaquim Correia não vai alinhar na Promoção nesta prova, pois ainda está magoado no joelho, do malho que deu no troço de Downhill da Lagoa do Fogo, domingo passado...

Unknown disse...

É pena, mas de qualquer modo o Gímnico será sempre bem representado pelo Carlos Silvas e as suas estacadas previstas á 300m atrás! ;)