Descubram as semelhanças..





Repararam nos equipamentos ?

Face ao dito "clubismo" os comissários teriam de desclassificar todos os aqui presentes, ou bastava o Jorge Medeiros ?

Há coisas que beiram o ridículo..


André Arruda


Fotos da autoria do Rui Torres

24 comentários:

Anónimo disse...

Caros atletas e Dirigentes desportivos.
Em qualquer modalidade, todo o equipamento dos atletas tem de ser inspecionado, pelos Juizes, Comissários ou outros com qualificação para isso, antes do inicio da prova e nunca deixar que o atleta participe na prova esperando que alguem reclame ou a organização os desclassifique, por manifesta má fé.
Cumpram os regulamentos e não teram qq problema para resolver.

Sei do que falo,pois sou Dirigente desportivo há cerca de trinta anos, Juiz Arbitro e Treinador há quase o mesmo tempo e a experiencia ensina-nos.
Viva o espirito desportivo....

Emanuel Carreiro

oscar catarino disse...

Não, não, o Jorge Medeiros deveria ser o primeiro a dar o exemplo e por isso mesmo, o primeiro a ir para casa mais cedo. Logo de seguida, todos os outros que se encontravam na mesma situação que ele, tomariam o mesmo caminho. Apesar de tudo parece-me razoável.

jormed disse...

Oh Óscar... tem paciência.

Quando se fica sem calção porque este se estraga e não fica em condições de ser usado, e não tendo mais nenhum em tempo útil para o substituir, acaba a época para o atleta??... por amor de Deus. Onde é que vamos chegar desta forma?

Eu segui o procedimento adequado, informei um dos comissários, usei um calção que só tinha inscrito o nome do clube (usado no ano anterior). Os comissários deliberaram autorizar o meu e outros que estavam em situações semelhantes, incluindo de atletas de outras equipa (tal como está documentado nas fotos).
A informação que é prestada no site da Sportzone está incompleta relativamente ao que se passou no dia da prova acerca do procedimento dos comissários...

E fico por aqui, pois não quero entrar em declarações relativas a um assunto que foi despoletado por manifesta má-fé!

Não percebo a razão desta "perseguição" em relação à minha pessoa... "o Jorge Medeiros deveria ser o primeiro a dar o exemplo e por isso mesmo, o primeiro a ir para casa mais cedo ..."
Com esta frase está tudo dito em relação ao espirito que reina no grupo Sportzone em relação a mim!

E fico profundamente triste e abalado pela conivência que existe em todo o grupo em relação a este tipo de atitudes

Abraço.

Raquel Martins disse...

Olhando para as fotos só posso dizer que todas as equipas cometeram falhas.
Não vejo porque não correr com os calções do ano passado devido ao facto de os calções deste ano se terem estragado, pois penso que as equipas não estão a nadar em dinheiro para que todos os atletas tenham dois equipamentos.
Tá bem que regulamentos são regulamentos, e são para cumprir. Mas para quê "atirar pedras ao telhado do vizinho quando o nosso é feito de vidro"...

Raquel Martins

Paulo Silva disse...

Grande foto aquela da ultrapassagem no drop, é preciso ter uns...deste tamanho!
Por falar em regulamentos, acho que se devia impôr um limite de velocidade máxima a ser atingida num circuito, porque o Jorge e o André desciam aquilo rápido demais...Lá tou eu com o meu mau feitio!

Pois é Raquel, eu sei que também desciam aquilo "a abrir", mas não podemos tolerar estas situações!

Um abraço,
Paulo Silva 520

The_Unique_Jedi disse...

A minha opinião vai apenas para dizer o seguinte!!!
Já que não têm equipa,sim porque equipa significa um conjunto de uma ou mais pessoas e infelismente a sport zone este ano é uma ''Equipa" de uma pessoa(Não tenho nada contra o David,muito pelo contrário pois tem sido o melhor e é uma pessoa com a qual nunca tive razões pessoais de queixa),mas agora tentar redimir a falta de empenho e pujança colectiva com tentativas de acusações mesquinhas para denegrir o empenho,este sim,colectivo de uma equipa que tem atletas para lutar pelos lugares cimeiros em todos os escaloes,isso faz-me escrever...
Vou dizer ,para quem não sabe que além de Vet A existem também:-Vet B,Elites,Sub 23,juniores,cadetes,femininos...são muitos escalões para que as vitórias de apenas um atleta ofusque a Vitória por equipas.
Corri(arrastei-me melhor dizendo que de atleta tenho pouco,isso ao menos sei reconhecer) o ano passado pela Sport Zone mas o meu coração sempre pertenceu ao NC e isso admito publicamente para quem já não o sabia que gostava do NC onde acima de tudo reina a amizade e companheirismo(E custava-me imenso acatar com certas decisoes,mas como respeitador cumpria-as) por isso nínguém venha depois aqui dizer que falo sem saber ou sem ter argumentos de facto,porque tenho vários.
Expresso aqui a minha opinião e realmente estranhei ter passado tantas provas com a ausencia de irregularidades,por momentos pensei que os comissários tinham se transformado finalmente em máquinas...ufa...afinal ainda são humanos.
Tirando a possivel vitória do David nos Vet A a Dream Team Açoriana irá ganhar em mais algum escalão?
É que sempre pensei que uma Dream Team limpasse literalmente o "sebo" a tudo e todos...afinal contentam-se com pouco...ah e depois não venham desculpar-se dizendo que o objectivo principal é a estrada(se forem como eu não gosto de perder nem a feijões quanto mais a 5 escalões onde autodenominaram-se a Dream Team)...felismente é uma equipa com a qual não tenho Dream s.

E para quem não me conhece pelo meu nick...Flávio

Tenho dito

Paulo Resendes disse...

Em resposta ao André, autor deste post.
Efectivamente não seria necessário qualquer desclassificação, porque na realidade se tivessem sido aplicados os regulamentos nenhum atleta teria arrancado se não estivesse devidamente equipado. Acho que o primeiro comentário do Sr Emanuel Carreiro, é bastante claro, mesmo sendo uma pessoa fora do ciclismo, ao qual eu ainda não vi qualquer reparo.

jormed disse...

Na minha opinião, este tema nem devia dar qualquer tipo de discussão. Está-se a criar um problema onde ele não existe... ou pelo menos não devia existir.

A mensagem que é transmitida no site da Sport zone é a de que os comissários estavam desatentos acerca da questão dos equipamentos. Mas essa informação é completamente falsa, dai a confusão que é criada (propositadamente) sobre este assunto.

Os comissários foram informados e sabiam que nem todos os atletas estavam vestidos a rigor.
Antes sequer da interpelação que é feita pelo Director Desportivo da Sportzone, citando o meu caso em particular, os comissários já tinham deliberado autorizar a largada dos atletas (e eram vários) que não tinham os equipamentos completos.

E deliberam A FAVOR do ciclismo e não por questões clubistas como é dado a entender. Na minha opinião, a decisão dos comissários não fere em absolutamente nada o que é sugerido pelo Sr. Emanuel Carreiro. O texto do Sr. Emanuel é feito a partir do pressuposto que os comissários estavam desatentos... mas isso não é verdade.

Na CC estavam todos OK. Na Jomare a única excepção foi a minha, pelo motivo que já invoquei. No Santa Clara estavam pelo menos 3 atletas com calções diferentes. Na Sport Zone estavam pelo menos 5 atletas com equipamento não conforme, entre os quais alguns Cadetes e 1 Veterano B (calções diferentes e camisolas de DH nalguns casos).
Isto tudo sem falar na questão das escolas, pois nenhum dos miúdos está a correr com os equipamentos em conformidade.
Vamos então impedir a participação de toda esta gente…

Tem havido um grande esforço de todas as equipas no sentido de cada vez mais cumprirem com a questão dos equipamentos. Ninguém está a tentar furar os regulamentos de forma propositada ou com segundas intenções.

Por tudo isto, acho que os comissários decidiram pelo bom-senso... algo que devia imperar em todas as partes envolvidas no ciclismo regional.

Paulo Resendes disse...

É bom que se esclareça algumas tomadas de posição, e o porquê destas existirem.
Em primeiro lugar gostava de esclarecer que nada tenho contra a pessoa Jorge Medeiros,nunca me fez mal algum, nem existe nenhum tipo de "perseguição", o Jorge Medeiros foi mencionado no meu comentário, não como um qualquer mas como Presidente da ACA, o que foi dito é que o exemplo teria que vir do presidente, ou seja falou-se no cargo que ocupa e não da pessoa. Nunca em tempo algum me viram atacar e denegrir a imagem de ninguém, pelos os anos que tenho de competição sei perfeitamente perceber onde começa e acaba o ataque pessoal, nunca o fiz e nem vou fazer.
Falando da dita informação aos comissários; alguém não está dizendo a verdade, no dia da prova o Sr. Paulo Almeida (PCC) referiu que não se tinha apercebido que havia calções diferentes (mesmo antes da partida), então em que ficamos? Afinal sabiam, tinham deliberado? Pode até ser que o PCC (presidente do colégio de comissários) ainda não tivesse sido informado!!!
O que fica aqui é simples, talvez alguma descordenação tenha existido na equipa de comissários, mas mesmo assim não entendo uma deliberação que contradiz o regulamento, se me disserem que fecharam os olhos é outra coisa, mas alterar e deliberar contra os regulamentos oficiais é outra. A questão de fundo é que esta não é uma situação nova, é recorrente de anos transatos, o ano passado passou-se o mesmo com os equipamentos, este ano no inicio da época outra vez (na primeira prova) a mesma situação, então vamos continuar com esta forma de trabalhar, e sempre em nome do bom senso?
Espero sinceramente que as minhas observações não sejam encaradas como ataques pessoais, agora sempre que opinar e discordar, estou a entrar em guerra com alguém? Então os Directores desportivos são simples "verbos de encher"? Espero que não.

Paulo Resendes disse...

"Já que não têm equipa,sim porque equipa significa um conjunto de uma ou mais pessoas e infelismente a sport zone este ano é uma "Equipa" de uma pessoa"
(Flávio Frias)
"tentar redimir a falta de empenho e pujança colectiva com tentativas de acusações mesquinhas" (Flávio Frias)
Sr. Flávio devia ter mais atenção a equipa tem mais de vinte atletas, não é só o David e este não corre individualmente, o que deve querer dizer é que no XC o David é o melhor, aí já concordo.Quanto á falta de empenho dos atletas Sport Zone, acho que está profudamente enganado, no que respeita ás "acusações mesquinhas", leva-me a perguntar se cumprir regulamentos é mesquinho?
Para que entendam definitivamente, o meu objectivo nunca foi e nunca será o XC, quando o for eu assumo e faço dele o meu cavalo de batalha, o que não desvaloriza em nada a vitória por equipas do vosso clube no XC, e isto é perfeitamente comprovado, este ano poderia ter inscrito o Nuno Silva ou o Bruno em Elites, mas volto a frizar, não tenho objectivos COMPETITIVOS no XC. Esta é uma equipa talhada e trabalhada para estrada, ninguém fez treino especifico de XC. Assumo publicamente que o nosso grande objectivo é a competição de estrada, com mais incidência no GP Liberty Seguros.
Quanto ao "Dream Team" o conceito nasceu com o Luis Almeida numa brincadeira de Café, e ficou... mas o nosso objectivo está a ser cumprido, está a dar que falar. Na realidade o conceito nada tem a haver com resultados desportivos, a "equipa de sonho" traduz outros valores, empenho, inovação, aplicação,evolução,rigor,disciplina,imagem,dimensão, e ao contrário do que muitos pensam, uma grande união entre todos os atletas, familiares e patrocinadores.
Espero que o assumir deste objectivo não seja encarado como desvalorização dos outros, mas o DREAM TEAM vai estar á altura do que esperam.

jormed disse...

Acho que sobre os comissários o assunto devia ficar encerrado por aqui. Estes assuntos não deviam ser comentados neste locais.
E tens pelo menos uma pessoa na tua equipa que concerteza concordará comigo, pois até há pouco tempo exerceu as funções de comissário, e sabe como é difícil lidar com as acusações que são feitas... na minha opinião de forma injusta.

Neste momento o problema com o qual tenho de lidar é que sou Presidente/Organizador/Atleta.

Enquanto eu estiver nesta situação irei ser sempre um alvo (preferencial) de criticas.

Neste caso não me podem ver como um simples atleta que não tinha calções para correr e que pediu autorização para correr com os calções do clube do ano transacto? Se fosse com outra pessoa, esta situação teria ocorrido?
Porque é que enquanto atleta, eu tenho de ser mais penalizado do que os outros?

Se as coisas fossem vistas deste modo seria tudo muito mais simples, não é verdade? Ainda por cima calções que não têm publicidade nem mensagens de qualquer outro teor... apenas o nome do Clube.

Tenho feito os possíveis e impossíveis para passar despercebido nos dias das provas, de modo a poder desfrutar da minha faceta de atleta. Confesso que assim fica difícil...

Este tipo de situações e conflitos, retiram todo o prazer que se pode extrair desta modalidade. Massacra quem organiza, quem dirige e quem acompanha esta competição.

Até pela tua posição de Director Desportivo, devias ter tido uma abordagem diferente em relação ao assunto, pois na Sport Zone existem vários casos de pessoas que correm com equipamentos distintos, desde o início da época.

Para mim torna-se difícil perceber a tua atitude tendo em conta o que se passa no seio da tua própria equipa com a questão dos equipamentos... a sério.

Paulo Silva disse...

Boa tarde,

Jorge, queres que não te liguem nenhuma no dia da prova, para que a faças descansado?? TENS DE ANDAR MAIS DEVAGAR!!!!
Se continuares assim nunca mais te largam, e eu que o diga como sofro com os fans!!!
Eu pelo menos, na hora da prova só te vejo como atleta/adversário a ultrapassar, se bem que teimas em dar-me uma volta de avanço todas as vezes...
PS: Sem querer mesmo nada meter-me em confusões, só acho mesmo incrível como um patrocinador (em época de crise) está disposto a apoiar uma equipa que tem como objectivo anual ganhar uma prova de 3 dias...mas isso sou eu que não precebo nada disto e ando de bicicleta à dois dias.
Deviam de haver mas patrocínios destes.
PS2:Pergunta:Quando eu pago para me fazerem publicidade da minha empresa, espero que seja "boa publicidade", certo?
Um abraço do 520.

jormed disse...

Paulo... enquanto escrevia o texto anterior, fizeste mais um comentário, que só agora li.

Acho que tens todo o direito de fazeres o que está ao teu alcance para valorizar a tua equipa. É uma grande equipa, recheada de bons elementos.

Se me permites, pecas é por exagerar nalgumas coisas e também por muitas vezes colocar em cheque a Organização e de desvalorizar as competições para as quais não tens objectivos definidos.

Já não é a primeira vez que acusas os comissários de serem parciais por exepmplo. Sabes muito bem que isso é totalmente falso. Esse tipo de atitudes revolta as pessoas que todas as semanas dão o litro para tudo isto corra da melhor forma.

Acho que à vezes perdes essa noção e isso é uma das razões pelas quais ouves o que queres e o que não queres.

Quando falas em rigor e disciplina, acho que isso se devia aplicar também ao modo como escreves e relatas os eventos e ao modo como tratas as restantes pessoas e entidades envolvidas no ciclismo.

Paulo Resendes disse...

Jorge...Desvalorizar competições? Nunca o fiz, simplesmente escolho os objectivos, e sabes tão bem ou melhor que eu que as 2 vertentes são imcompativéis em termos de treino e planeamento.
Os comissários, também erram ou não?? são intocavéis no que respeita a comentários? Não posso falar no erro?
E que se note, nunca pedi que as regras fossem diferentes para a Sport Zone, igual para todos sem excepção.
Já agora se estiver errado corrige-me, as camisas de DH são exactamente iguais ás restantes só que têm manga comprida, e mais, dentro dos diversos escalões os equipamentos podem ser distintos, e isto é regulamentar, como bem disseste temos um ex-comissário na equipa.
Esta questão dos calções, sabes bem porque razão foi levantada...(os calções são importantes, ou não...)
Já te dei provas suficientes (acho eu) que apesar das nossas diferentes opiniões estou sempre disposto a colaborar, e como tens boa memória podes atestar e assinar em baixo.
No que respeita ao comentário do Sr. Paulo Silva, devo dizer-lhe que a Sport Zone está super satisfeita com o retorno publicitário do seu patrocínio, felizmente que cada um faz com o seu dinheiro o que bem entende, e a mim cabe-me decidir como, com quem e onde aplicar de forma a ser mais visivel, e atenção que em nada pode ter a haver com resultados, se fosse só resultados as equipas de 2º plano não teriam nenhuns apoios.

Paulo Silva disse...

Boas, agradeço a resposta.
Pensei que tinha sido mais ou menos claro, mas aqui vai mais uma ajuda...Uma qualquer equipa até pode estar a 500 pontos de avanço em relação a outra, mas a publicidade que chega ao publico alvo é totalmente negativa, em particular pelo afastamento que provocam pela falsa ideia de superioridade.
Acredito também que só não ganham mais pontos, pela pressão que os atletas têm em cima de si.

Com isto tudo aprendi que se uma prova me correr mal, posso sempre dizer que me estou a poupar para ir participar noutra qualquer daqui a uns meses!

Agora a sério, vamos curtir as bikes e enchê-las de lama, que bem merecem.

jormed disse...

Opinaste sobre o erro (?!?) mas foste mais além.... associas-te o comportamento a clubismo e isso foi um erro grave... da tua parte.

"...dentro dos diversos escalões os equipamentos podem ser distintos". Dentro dos mesmos escalões tinhas atletas com camisolas e/ou calções diferentes. Por outro lado, isso de alguma forma dá alguma tolerância quanto ao facto de eu ter corrido com um calção do ano passado? (relembro mais uma vez, que foi pelo facto de o deste ano se ter estragado, e não por que me apeteceu). Se alguém devia ficar chateado era o patrocinador do NC que viu menos publicidade exposta no equipamento que usei.

XC e Estrada não são imcompatíveis em termos de treino... e do modo como os calendários estão elaborados facilita tudo ainda mais no planeamento.
NO caso da Jomare os resultados estão à vista no XC. Para a estrada logo se vê. Não podemos contar com "reforços"...

E voltando ao que interessa, pois adivinhei desde logo..

Se leste com atenção, escrevi que os calções que utilizei não têm publicidades não autorizadas ou outras mensagens de qualquer teor...

Mas essa questão já me ultrapassa como bem sabes.

Paulo Silva disse...

Quote

"...as 2 vertentes são imcompativéis em termos de treino e planeamento."

Unquote

Já valeu a pena acordar hoje para aprender mais uma.
Aproveito para vender a minha bike de estrada que já não serve para nada...

Por favor leiam isto com bom espírito, para ser rirem um bocado e não se chateiem.

Se fosse para falar a sério não vinha para um blog!

Paulo Silva 520

oscar catarino disse...

vamos ver se consigo aliviar o teu complexo!...Mensagens de outro teor...só para quebrar o gelo!!!!!

O porquê das coisas!!

A cor

O “rosa” dos equipamentos, é uma provocação interna. Quando começamos a brincar aos ciclistas, metade da equipa, que ainda desfilava com longos e majestosos pelos nas pernas, dizia: - homem que é homem, não se depila. Assim, dizer as estes elementos, que iriam andar de bicicleta de cor de rosa,... era no mínimo, motivo de parodia no inicio de cada treino de equipa...claro!
O azul tem em si dois significados, um deles está associado à cor dos Açores, obviamente, bem como o branco e o amarelo ( acreditem que temos na equipa elementos bem bairristas ), o outro refere-se à cor inicial, do nosso primeiro patrocinador e onde tudo começou...a pHclinic e o roxo, era para combinar na perfeição com a cor das lentes de um atleta mais vaidoso ( novamente uma brincadeira pessoal entre amigos).

Mensagens de outro teor

“La terre est bleue comme une orange” Paul Éluard
Tem um significado especial para mim...diz-me que nem tudo o que parece é...e que vale a pena observar para além do primeiro plano, com a fantástica expectativa, de descobrir o verdadeiro fundamento de uma aparência disfarçada! esta visão, no meu entender, dá-nos uma perspectiva social mais abrangente e saudável.

“Não...não era ciclista”, ...porque a determinada altura alguém perguntou “ esse tipo corria em que equipa?!?!”...novamente, promoção à boa disposição dentro da equipa.


dream team associado aos nomes

Constam simplesmente por uma questão de memória para os elementos da equipa ( que dela faziam parte na altura ) recordarem a amizade. No que diz respeito ao nome censurado, a “censura”, vai para o “estilhoso”, pois a palavra é usada num circulo de amigos ( em Barcelos ) - a alcunha é dada ao tipo mais vaidoso do grupo, dai a atribuição da mesma ao nome em questão não sendo abrangente a qualquer outro tipo de insinuação.

Paulo Silva disse...

Tá esclarecido !

O que se passa em relação a esse nome "dream team", que tem tudo a ver convosco, pois são memórias pessoais é o seguinte, a meu ver claro.
Os Açoreanos, por norma são pessoas discretas e reservadas, tem muita humildade nas suas atitudes. Isto leva a formarem grupos como "Os lentos", "os Coxos", por exemplo, e quando lhes surje alguém que se designa por "Dream Team", ficam na expectativa de ver resultados ao nivel desse nome. Nada mais simples, certo?

No seguimento desta forma de pensar, as páginas no jornal com frases "Venham apoiar o dream team" acabam por produzir os resultados contrários ao desejado. Tudo se resume a uma questão cultural.

Estes comentários estão maiores que o post...LOL

Sérgio disse...

Tudo isto, todos estes comentários só por causa de um calção...nem sequer é a camisola...apenas um calção! E eu que pensava que o ciclismo, como modalidade recentemente renascida e com um grande crescimento nos ultimos 2 anos, necessitava do contributo e compreensão por parte de todos os atletas, dirigentes e comissários para o seu crescimento.

Meus senhores, somos atletas amadores e não temos bases sustentáveis para (pseudo) profissionalismos. O Team Sportzone utiliza os estatutos de um clube escolar "Os Metralhas" que tem como principal objectivo a ocupação dos tempos livres dos seus alunos fazendo desporto. Como os senhores iriam explicar aos seus responsáveis que os miudos estão interditos de correr porque agora há uma guerra de equipamentos nos atletas mais velhos? Vamos todos ter bom senso e acabar estas "brigas de miudos". Por mim podem aparecer vestidos de preto, branco, laranja que eu preocupo-me apenas com o interior do equipamento...o atleta.

Acho que está na altura de se acabar com estes comentários que em nada ajudam ao bom ambiente que deve existir entre todos os atletas.

A competição permite-nos evoluir como atletas, mas não vamos regredir como pessoas civilizadas, pois é na maneira como se lida com as derrotas que se vê a grandeza de um homem!

melo disse...

É com muita tristeza que chego de um fim-de-semana, onde a competição andou lado a lado com o convívio e a boa disposição e assisto a tudo isto.


Passado uma semana e ainda se discute as cor das "cuecas" do Jorge.

Pelo amor de Deus, isto é mesmo, próprio de quem não anda, não sabe e não percebe nada de bikes nem do seu espírito, nem as sensações que provoca a quém anda em cima dela.


Numa altura em que a modalidade é elogiada pelos mais altos responsáveis do Desporto da Região, estas questões nada abonam em favor de um bom ambiênte no seio do ciclismo e isto reflecte-se para o exterior.


Tenham mas é juizo e está na hora de acabar com estas picardias, sob pena de isto tudo voltar a cair.


Quando cair e não houver mais provas, quero saber para que serve os "teams" desta terra ejam eles brancos, pretos, castanhos o que seja.


Andem de bicicleta que ajuda a refrescar cabeça.

jormed disse...

Caro Óscar… agradeço a tua preocupação;)

Como bom profissional que és, não esperaria outra coisa na elaboração do equipamento. Tudo tem um porquê e tudo tem uma justificação. E confesso que achei piada a várias delas.

Agora sendo um pouco “terra a terra”, se todas as equipas se lembrarem de escrever o que lhes vier à cabeça nos seus equipamentos, e fizessem acompanhar os croquis com as justificações para cada inscrição do equipamento, as federações teriam uma dor de cabeça enorme entre mãos.

Como já referi este assunto transcende as competências da ACA. A decisão não é nossa. Se têm de esgrimir argumentos acerca do equipamento é com a FPC.

Não acho correcto a quantidade de danos colaterais provocados por causa de uma situação da qual, nem eu, nem os comissários, temos responsabilidades.

Termino fazendo um apelo para que se tenha mais cuidado na forma como se abordam ou comentam determinados temas ou assuntos. Estou plenamente convicto que tanto a Organização, como a equipa de comissários, já deram provas mais que suficientes sobre a sua neutralidade na hora das decisões.

jormed disse...

E fica aqui mais um esclarecimento...

"O desenho da camisola e dos calções pode variar de uma categoria de corredores a outra."

Este parágrafo do Regulamento diz respeito apenas a Equipamento de Selecção Nacional - 1.3.057 do Regulamento Geral e Técnico de Corridas da UVP/FPC.

Este ponto não é, obviamente, aplicável a equipas de clube.

Anónimo disse...

Garantidamente se fosse o último classificado com traje de ballet não se veriam tais comentários...