XCO#2 - SETE CIDADES
Jomare vence XC2 nas Sete Cidades




A todos parabéns pelos vossos desempenhos.
Até aos Bezerros ;)
III TAÇA ZON AÇORES 2011

Neste aspecto há que frisar também o atleta internacional – Tiago Ferreira – que irá dar o seu contributo para a divulgação do nome “Açores” no território Nacional, e mesmo nas suas deslocações a provas internacionais, usando sempre que possível a palavra Açores na sua bicicleta, capacete ou na sua zona de assistência.
Este Projecto nasce também da vontade de dar outra dimensão à TAÇA ZON Açores – uma dimensão nacional. Para isso houve que reunir sinergias entre várias entidades. Para além das já referidas (DRJ, Bicicastro e ZON Açores), saliente-se a pronta disponibilidade de Federação Portuguesa de Ciclismo na pessoa do Director para a área do BTT, Sr. Delmino Pereira, que se prontificou a fazer-se representar numa das provas ao mais alto nível, ou seja, como Selecção Nacional. Os atletas que virão correr aos Açores ainda não estão definidos. A prova escolhida para a vinda da Selecção Nacional é a de dia 22 de Maio na Batalha, mas essa prova disputa-se no fim-de-semana anterior a um importante compromisso da Selecção Nacional em Offenburg, no dia 29 de Maio.
Deixamos a escolha dos atletas que virão correr nos Açores nas mãos dos responsáveis da FPC e do Seleccionador Nacional de BTT, o Sr. Pedro Vigário. Felizmente temos um lote de bons atletas a nível de selecções e quaisquer que venham, serão bem vindos e bem recebidos seguramente.
No meio de tudo isto surge o nome do Tiago Santos. O Tiago é atleta do Santa Cruz/Bicicastro e dado que o Clube NC irá correr nas provas regionais como formação mista, sob a designação – Jomare/Santa Cruz/ Bicicastro – o Clube NC acaba por fazer um esforço financeiro extra para proporcionar a participação do Tiago nalgumas das provas da Taça ZON. O resultado do esforço feito está à vista. O Tiago tem um andamento muito forte, como seria de esperar para um atleta que costuma andar nos lugares cimeiros a nível Nacional. Nas Sete Cidades irá ter um adversário de respeito e será sem dúvida muito interessante seguir a “luta” entre ele e o Tiago Ferreira.
Mas como se depreende de tudo o que está aqui escrito, os resultados do Tiago não são a principal força motivadora para todo este empenho e para o planeamento deste projecto. Mais importante que o resultado individual do Tiago Santos (e o Tiago que me perdoe por isso), o que ficou na retina no passado Domingo no Pinhal da Paz foi a ENORME evolução registada nos andamentos da quase totalidade do “pelotão” regional, com particular destaque para o escalão dos Juniores, que orquestraram uma prova “deliciosa” de seguir na prova de abertura da III Taça ZON Açores.
O ambiente que se viveu no Pinhal da Paz ajudou a transmitir uma imagem muito positiva do BTT em São Miguel e estamos em crer que começamos a dar o devido retorno a todo este projecto. Vamos esperar que tudo continue a correr pelo melhor. Ganha a modalidade, ganham os patrocinadores e em última análise ganham os atletas e equipas.
III TAÇA ZON AÇORES
O Clube NC prepara-se para iniciar mais um ano de competições. Este ano, e como vem sendo hábito, esperamos todos que seja o melhor ano de sempre. De ano para ano tudo é preparado com mais antecedência, com mais cuidado e no final o que resulta é uma expectativa cada vez maior.
Desde 2005 que o Clube NC existe enquanto equipa. Nesse ano, mesmo sem competições federadas nos Açores, conseguimos reunir apoios para levar 5 atletas aos Campeonatos Nacionais de BTT em Oliveira do Hospital. Foi uma experiência pioneira, uma aventura que marcou o início da história recente do ciclismo nos Açores.
Desde então que o Clube tem mantido a dualidade entre Organizar e Competir. Olhamos para estes 6 anos de actividade do Clube e sentimos que temos obra feita. Quem faz parte do Clube rapidamente toma consciência da dimensão e trabalho que tudo isto acarreta e torna-se muitas vezes parte integrante na execução das tarefas necessárias para que as competições organizadas pelo Clube NC sejam uma realidade.
Esta dupla função do Clube NC (Organizar e Competir), faz parte do código genético do Clube, e mais uma vez isso estará patente nesta III TAÇA ZON Açores.
Do ponto de vista Organizativo, estamos a trabalhar desde há vários meses para dar uma nova dimensão a esta competição. Na próxima Quinta-feira, na conferência de imprensa que irá ter lugar pelas 11h00 na Albergaria Matriz, iremos anunciar detalhes dos esforços que foram feitos nesse sentido.
Enquanto equipa, iremos ter alterações muito significativas e que estão em certa medida relacionadas com a estratégia que temos vimos a traçar para o XC micaelense. Dois dos nossos melhores valores irão ter a oportunidade da vida deles em 2011. O Pedro Torres e o João Paulo Medeiros irão integrar uma equipa continental de modo a poderem fazer na íntegra a TAÇA DE PORTUGAL DE XCO de 2011. Será uma oportunidade para ambos crescerem enquanto atletas, pois irão ser acompanhados de perto por pessoas experientes e esperamos muito sinceramente que este investimento traga dividendos, não só para eles próprios, mas também para o CICLISMO REGIONAL.
Na próxima Sexta-feira iremos ver como todas estas peças encaixam para a época que se aproxima.