III TAÇA ZON AÇORES 2011


O projecto que o Clube NC apresenta para 2011 é diferente, é inovador e nasce da vontade de proporcionar a 2 jovens atletas do Clube NC – Pedro Torres e João Paulo Medeiros – a possibilidade de fazer na íntegra a Taça de Portugal de XCO. Isso foi possível com o apoio da Direcção regional da Juventude. Para isso irão correr integrados na equipa continental Santa Cruz/Bicicastro que se disponibilizou para dar todas as condições aos dois enquanto estiverem no continente para disputar as provas. A Santa Cruz/Bicicastro irá ostentar no equipamento a palavra “Açores”, incluindo o equipamento da campeã Nacional de Elites em título, a Ana Rita Vigário.
Neste aspecto há que frisar também o atleta internacional – Tiago Ferreira – que irá dar o seu contributo para a divulgação do nome “Açores” no território Nacional, e mesmo nas suas deslocações a provas internacionais, usando sempre que possível a palavra Açores na sua bicicleta, capacete ou na sua zona de assistência.

Este Projecto nasce também da vontade de dar outra dimensão à TAÇA ZON Açores – uma dimensão nacional. Para isso houve que reunir sinergias entre várias entidades. Para além das já referidas (DRJ, Bicicastro e ZON Açores), saliente-se a pronta disponibilidade de Federação Portuguesa de Ciclismo na pessoa do Director para a área do BTT, Sr. Delmino Pereira, que se prontificou a fazer-se representar numa das provas ao mais alto nível, ou seja, como Selecção Nacional. Os atletas que virão correr aos Açores ainda não estão definidos. A prova escolhida para a vinda da Selecção Nacional é a de dia 22 de Maio na Batalha, mas essa prova disputa-se no fim-de-semana anterior a um importante compromisso da Selecção Nacional em Offenburg, no dia 29 de Maio.
Deixamos a escolha dos atletas que virão correr nos Açores nas mãos dos responsáveis da FPC e do Seleccionador Nacional de BTT, o Sr. Pedro Vigário. Felizmente temos um lote de bons atletas a nível de selecções e quaisquer que venham, serão bem vindos e bem recebidos seguramente.

No meio de tudo isto surge o nome do Tiago Santos. O Tiago é atleta do Santa Cruz/Bicicastro e dado que o Clube NC irá correr nas provas regionais como formação mista, sob a designação – Jomare/Santa Cruz/ Bicicastro – o Clube NC acaba por fazer um esforço financeiro extra para proporcionar a participação do Tiago nalgumas das provas da Taça ZON. O resultado do esforço feito está à vista. O Tiago tem um andamento muito forte, como seria de esperar para um atleta que costuma andar nos lugares cimeiros a nível Nacional. Nas Sete Cidades irá ter um adversário de respeito e será sem dúvida muito interessante seguir a “luta” entre ele e o Tiago Ferreira.

Mas como se depreende de tudo o que está aqui escrito, os resultados do Tiago não são a principal força motivadora para todo este empenho e para o planeamento deste projecto. Mais importante que o resultado individual do Tiago Santos (e o Tiago que me perdoe por isso), o que ficou na retina no passado Domingo no Pinhal da Paz foi a ENORME evolução registada nos andamentos da quase totalidade do “pelotão” regional, com particular destaque para o escalão dos Juniores, que orquestraram uma prova “deliciosa” de seguir na prova de abertura da III Taça ZON Açores.

O ambiente que se viveu no Pinhal da Paz ajudou a transmitir uma imagem muito positiva do BTT em São Miguel e estamos em crer que começamos a dar o devido retorno a todo este projecto. Vamos esperar que tudo continue a correr pelo melhor. Ganha a modalidade, ganham os patrocinadores e em última análise ganham os atletas e equipas.

14 comentários:

Sérgio disse...

Clube NC no bom caminho a dinamizar o ciclismo regional, tanto a nível organizativo como competitivo, através da sua equipa de ciclismo Jomare/Santa Cruz/Bicicastro. Está de parabéns, por tornar possível a vinda de atletas de topo Nacional para correr cá aos Açores.

Paulo Silva disse...

Como grande parte dos atletas do NC já participou em provas do campeonato nacional, sabem bem o que um atleta espera de uma organização, e toda essa informação é trabalhada e colocada à nossa disposição na forma de provas que dão gosto participar.
Muitos parabéns ao NC por já estar num nível tão alto!

Anónimo disse...

de facto, parabéns NC por trazer Tiago Santos para pontuar pela sua equipa e valorizar as provas, mas parabéns também merecidos à equipa Sport Zone por trazer Tiago Ferreira com o intuíto tão sómente de valorizar o nosso ciclismo deixando os ensinamentos de quem anda já em provas internacionais e com objectivos Olímpicos.
Emanuel Carreiro

jormed disse...

Como já disse congratulo-me com a vinda do Tiago Ferreira, pois é um atleta que tinha vontade que viesse cá este ano, pois é um dos atletas com maior visibidade no panorama nacional actual.

E não deixa de ser curiosa a forma como é feita a sua apresentação. Por um lado, tendo em contas os contactos já mantidos com o Organização, o discurso de atleta de Selecção está patente na nota qe nos enviou. Por outro lado o discurso (no jornal) de um atleta que responde ao desafio de um convite que lhe é feito e em que dá conta de que irá dar o seu melhor.

Acredito que com tudo o que se está a passar agora, e caso o feedback de ambos os atletas acerca da prova de Domingo seja favorável, iremos despertar muitos interesses a nível nacional.

A presença do Tiago Ferreira, apesar de não beneficiar directamente a Sport Zone em termos pontuais, pode no entanto ajudar à sua estratégia de vitória colectiva e acredito que este pensamento esteve presente nos seus responsáveis, quando efectuaram o convite. E acrescento que é uma estratégia legítima.

No meio disto tudo, espero sinceramente que todos se comportem à altura do acontecimento, e que no final sejam cumpridas as expectativas que estão a ser geradas.

Sérgio disse...

...pois, a tal classificação (por equipas) que só se preocupavam quem não tinha capacidade de ganhar á geral!! Sábias palavras! lol

Relativamente á vinda do Tiago Ferreira, acredito que irá dinamizar e dar mais visibilidade das nossas provas a nível Nacional (como já estava a acontecer com a vinda do Tiago Santos, daí a vinda do Ferreira!). Agora se esta era a verdadeira intenção de quem o traz cá, aí isso já é muito discutível...mas vou tentar acreditar que seja mesmo isso! ;)

Anónimo disse...

Pois bem, não era, nem é minha intenção provocar uma "guerra", mas tão somente chamar a atenção para algumas pessoas que estavam um pouco confusas com a origem do convite do Ferreira e temos que dar "o seu ao seu dono" e neste caso foi a equipa Sport Zone, em próximos convites outros terão esse mérito. Quanto a estratégia de equipa, embora não tenha nem deva ter conhecimento, como diz o amigo Jorge, -é uma estratégia legitima. mas, temos o Tiago Santos para estragar a estratégia; o Tiago Ferreira pode não ganhar. Quanto ao comentário do Sr Sergio, quando fala de falta de capacidade de alguns ganharem, pois nem todos terão a sua capacidade de vencer e naturalmente que é um corredor de primeiras linhas, para falar assim. Se estou errado peço desculpa por não o conhecer.
Mais importante que tudo isto, será aproveitar ao máximo o que estas participações poderão trazer de conhecimento e visibilidade da Região noutras paragens .
Emanuel Carreiro

Sérgio disse...

Amigo Emanuel Carreiro, fala de confusões mas parece que a maior é a sua! A frase que escrevo no início do meu comentário não é minha, apenas uma citação de quem várias vezes a proferiu no ano transacto...se procurar com atenção, certamente que encontrará o seu legítimo dono!

O resto...nem comento!

jormed disse...

Por favor não vamos colocar a palavra "guerra" em todas as trocas de opinião que existam ou possam vir a existir.

No meio de tudo isto, o que menos deveria importar é qual dos Tiagos irá ganhar. Claro que com as preferências clubísticas à mistura, seguramente irá haver muita "paixão" no Domingo, mas haja respeito por todos os intervenientes no jogo.

Acho que se trabalharmos todos no mesmo sentido, no final, quem sairá vencedor será o ciclismo regional.

Anónimo disse...

Caro Sr Sergio; em bom Português, assim se lê a sua frase: " a tal classificação que só preocupava quem não tinha capacidade de ganhar individualmente". se é uma citação, está transcrita de forma ambiga para que isso se entenda.Quanto a confusões, a minha idade e formação já me ensinou a não ter dificuldade em entender o que se escreve. Tenho a certeza que o Sr. também entendeu que quando falei de confusões nada tinha a ver com a sua frase, mas se quer pegar por aí, "fique com a taça e a bicicleta" porque no meio de tudo isto, vou mais pelo escrito do Jorge Medeiros.MCump e boas pedaladas.
Emanuel Carreiro

Paulo Silva disse...

Tão todos a falar dos Tiagos, mas esquecem-se dos atletas locais, que estão com um andamento "do caraças", como eu!!

PS:Não há maneira de ler isto sem ter em conta o sentido irónico da mesma.Obrigado!LOL

jormed disse...

Ora nem mais Paulo. Tocaste um ponto muito importante agora.
De facto é preciso dar o devido protagonismo a quem nos visita e ainda por cima quando traz o curriculo dos "Tiagos"... lol

Mas como disseste e muito bem, os locais estão com andamentos muito bons e isso é preciso enaltecer... aliás, isso está escrito no post.

Vamos ter um fim-de-semana com inúmeros motivos de interesse.. ainda bem que não és Elite, não é verdade?... lolol

Paulo Silva disse...

Bendita a hora em que fui nascer em 78...nunca pensei vir dar tanto jeito como agora!! LOL
E vendo bem as coisas, não me importava nada de ser Veterano B para poder ver a prova deles...

Abraços enlameados,
Paulo Silva

azBiker disse...

lol... é uma das, parcas, recompensas da veterania, avançada!

Anónimo disse...

O tempo ajudou, a organização em bom nivel e os intervenientes ainda melhor. Parabens a todos. Foi um gosto ver nas técnicas descidas das Sete Cidades o desempenho do Jorge Medeiros, do David Morais,Bruno, Paulo, Nuno,etc.... todos em excelente forma ( uns melhor que outros, como é natural ),mas fica uma certeza; alguns dos nossos, se fossem treinados "de raiz " estariam tão bem como os outros que também correram mas que são de "outro campeonato ". Parabens aos Tiago's que deram outro sabor à prova.
Emanuel Carreiro
Ps. Espero que os acidentados, não padeçam de nada de grave.Um abraço para eles.