Época 2011

Boas pessoal ! ;)
E é assim, lá se vai mais um ano ! Ainda á "dias" fui levar a minha primeira ficha de federado ao correio do Jorge Medeiros e tratava-o por "Senhor Jorge", e já vou para o 4º ano de federado. Ah pois é, o tempo passa mesmo a voar !
Bem, este ano, foi um ano importante e muito empolgante em termos desportivos, principalmente porque fiz a taça de Portugal de XCO na sua totalidade, o que deu para ter contacto directo com os grandes nomes do BTT nacional, e aprender com eles como é claro !





Na primeira prova da taça de Portugal XCO , em Torres Vedras - Cucos, foi um autentico lamaçal, com grandes "malhos", e atletismo á mistura, foi das provas mais duras que já fiz, fiz 23º de 39 juniores, na volta do vencedor.
Segunda prova, em Póvoa de Lanhoso, um circuito que parecia um parque de diversões, um autentico carrossel, esta foi uma prova internacional, foi a que mais gostei ! Nesta prova obtive um grande resultado, fiz 27º de 60 juniores.
Terceira prova, em Tougues Vila do Conde, um circuito que ficou marcado pelo imenso pó, e pelas descidas á DH, saltos e tudo ! Nesta prova contei com a companhia do meu amigo e adversário José Correia ;)
Esta prova foi a que me correu pior, arranquei da terceira fila, e logo após a partida, vi-me envolvido numa queda, após isto foi ao sprint apanhar o grupo de novo, isto custou-me muito nas voltas seguintes, para piorar as coisas ainda, tive um furo mas consegui correr metade do circuito e trocar de roda para acabar a prova, esta foi a única prova em que fui dobrado pelo primeiro Júnior, a 1km da meta da ultima volta. Naturalmente, fiz 41º de 47 juniores.
Quarta prova, em Seia, um circuito que conhecia quase na totalidade, também algo técnico, pois havia muito terra solta, esta prova foi marcada pelo imenso calor sentido principalmente na minha corrida, ás 3:00pm e tal, esta prova correu-me razoavelmente bem fiz 31º de 51 juniores.
Quinta prova e ultima da taça, em Loulé, um circuito que é um paraíso para quem gosta de XCO, subidas técnicas, descida de alto nível, drops e um CALOR de matar, a prova correu muito bem ! E o alojamento também correu bem, não é pessoal da BiciCastaro ? A nossa mansão ! Eheh. nesta prova fiz 29º de 40 juniores.
Em termos nacionais, só falta mesmo referir o campeonato nacional de XCO, em Moreira de Cónegos, um circuito verdadeiramente duro, quando subia, subia mesmo, tal como quando descia, descia mesmo. Foi a prova em que me senti melhor, andei a prova toda nos 15 primeiros, estado a rodar no 13º posto em juniores, quando na ultima volta, numa subida, rasguei a lateral do pneu dianteiro, e com isso perdi tudo o que tinha conseguindo nas voltas anteriores, foi um dos pontos baixos da minha época, em termos nacionais.


É claro que o balanço das 5 provas, na geral é mais que positivo, pois o objectivo, era tentar ficar na volta do vencedor, o máximo de provas que conseguisse, as que não consegui, foram por avaria mecânica.
Um grande obrigado á equipa biciCastro !

Em termos regionais :

Na primeira prova da Taça Zon Açores XCO, no pinhal da paz, este é um circuito que não faz o meu género, não é técnico, é quase sempre a rolar e subir, mas no final até não foi tão mau como isso, fiz 2º em juniores.
Na segunda prova, nas 7 cidades, aí sim, um circuito muito bom, técnico mas muito duro, com um descida muito rápida mesmo, em que dava para se largar bem os travões, foi das melhores provas, fiz 1º nos juniores.
Na terceira prova, no Serrado dos Bezerros, bem, que prova, mais um lamaçal, 3ºC de temperatura, chuva e granizo, condições prefeitas para uma prova de XCO para os rijos, uma prova que á semelhança da de cucos, também havia atletismo pelo meio, nesta prova fiz 1º em juniores, foi uma prova em que fui para casa, morto, mas muito satisfeito !
Na quarta prova, na Gorreana, fiz um grande arranque, controlei a subida, e entrei na descida na frente, na descida fui ganhando vantagem, até chagar ao "drop da estrada", como tinha muito confiança no drop, mal toquei nos travões, e tive uma queda, em que fui ultrapassado pelos dois primeiros classificados, a partir dai fiquei completamente fora de mim, e muito desconcentrado, outra coisa não podia acontecer senão, cair de novo, e foi mesmo. Cai e bati com a cara no chão, nas voltas seguintes, passei muita dor, mas não desisti, pois tinha de pontuar, quando cortei a meta fui ao hospital, e estava tudo bem, felizmente. Fiz 3º em juniores.
Na quinta prova, na Batalha, um circuito de grande nível técnico, a subir, e a descer, posso dizer que é um dos que gosto mais, de nível nacional mesmo. Não arranquei muito bem, mas consegui manter-me no segundo lugar, entretanto quem seguia na frente (Fábio) teve um furo, e passei para a frente da corrida, mas não por muito tempo, pois na volta seguinte tive eu um furo, no mesmo sítio, passei de novo para segundo, a 2 voltas do fim da corrida, tentei chagar-me á frente, mas as duas voltas não foram suficientes.
No final na taça eu e o Fábio acabamos empatados com o mesmo número de pontos, posto isto o critério de desempate, era quem tivesse o maior número de vitorias ganhava o campeonato, mas também estávamos empatados nisto, então o ultimo critério de desempate, foi o resultado da ultima prova, então a vitoria foi para o Fábio, muitos parabéns ;)

Em termos regionais, falta só mesmo o campeonato regional, nas 7 cidades. Um circuito muito técnico, muito rápido e com um single track, a descer, de loucos. Para esta prova partia com um certo á vontade, pois era um circuito mesmo como gosto. Então arrancamos tudos muito bem, rodamos juntos as duas primeiras voltas, e consegui entrar na descida da 3º volta á frente, logo aí ganhei uma vantagem, que foi subido nas voltas seguintes, na ultima subida da ultima volta, antes da descida que ia dar a meta, quando já ia com 30s de avanço para o segundo classificado, parti a corrente, e lá se foi tudo !! :(
Esta foi a pior prova da época, mas sei, e tenho consciência que se não fosse a avaria mecânica, teria renovado o meu título, mas pronto, o BTT é mesmo assim, para o ano, á de levar corrente nova para o regional ;)

Não tenho nada a dizer sobre as outras vertentes em que marquei presença, pois foram só para manter a forma física, todos sabem que a minha área é o BTT, e sempre vai ser.



enho muito a agradecer, ao Jorge Medeiros, por todo o apoio, pelos treinos, e por tudo o que tem haver com bikes ! :)
Tenho também muito a agradecer a toda a equipa da BiciCastro, em especial á Ana Rita Vigário e ao Pedro Vigário !


Um grande obrigado, e até 2012
Abraços ;)


4 comentários:

jormed disse...

Ora aqui está um apanhado do que foi uma grande época do Pedro. Dou-te os parabéns pela iniciativa do post. Isto sim, é o tipo de informação que vale a pena publicar.

O que aqui escreves é o que realmente fica para a história... o resto são histórias... lol

Um abraço

pedro torres disse...

E, para o ano com certeza, á mais ! Eheh
Abraço

Ludovic disse...

Parabéns pela época desportiva que fizeste, mas acima disso, pela capacidade de luta e entrega que tiveste em pontos cruciais da época. Os campeões não se fazem apenas com as Vitórias, mas com a capacidade de sofrer e resistir, trabalhar, e dar a volta por cima das dificuldades, quando tudo parece perdido.

Bom 2012,

Abc.

Pedro disse...

Obrigado, tem de ser, no ciclismo é preciso ter muito a capacidade de sofrer, assina de tudo mesmo ! ;)
Obrigado, um grande 2012 para ti amigo !
Abraço