TAÇA ANIMA SPORTZONE - TROFÉU SPORTZONE - 6 e 7 OUTUBRO

Nos próximos dia 6 e 7 de Outubro irão ser disputadas as últimas duas etapas da Taça ANIMA/Sportzone em ciclismo de estrada. Esta competição tem sido pautada pelo grande interesse na luta pelos lugares cimeiros, e neste momento pelos menos três atletas têm legitimas aspirações à conquista da vitória nesta que é a competição com mais tradição na história recente do ciclismo de estrada em São Miguel.

Estas duas etapas são parte integrante da Taça ANIMA Sportzone e no final irão definir os vencedores nas diferentes categorias em competição, em função do REGULAMENTO em vigor.

Irá no entanto ser feita uma classificação em separado com o somatório dos tempos obtidos nestas duas etapas, que contarão para uma classificação paralela que constituirá o TROFÉU SPORTZONE (ver detalhes mais adiante neste texto).


ETAPA DIA 6 OUTUBRO
A quarta etapa terá lugar no dia 6 de Outubro, com saída de Ponta Delgada às 15h00 e chegada no cimo da Lagoa do Fogo, numa extensão total de 53km. A Largada Oficial será cerca de 100m depois da Canada da Micaela já na Estrada Regional em direcção a São Roque, seguindo para Lagoa, subida no Cabouco, passagem por Malaca, Portões Vermelhos, Caminho da Adutora, Marconi, descida da Atafona de São Vicente, Fenais da Luz, Calhetas, envolvente de Rabo de Peixe, Ribeira Seca, envolvente da Ribeira Grande e subida à Lagoa do Fogo pelo lado Norte.

HORÁRIO DIA 6
- 14h00 – Abertura do Secretariado (Junto ao Modelo de PDl)
- 14h30 – Encerramento do Secretariado
- 15h00 – Partida dos Ciclistas
- 17h00 – Chegada prevista do vencedor à meta (Cimo da Lagoa do Fogo)
- 17h45 – Entrega dos troféus (A definir)

ETAPA DIA 7 OUTUBRO
A quinta etapa terá lugar no dia 7 de Outubro, com saída e chegada em Ponta Delgada, e uma extensão total de 60,0km. Será percorrido por duas vezes um circuito de 30km. A largada simbólica será feita na Avenida Marginal junto às Portas da Cidade, subida da Ladeira de São Pedro, Calhetas, Pranchinha e Estrada Velha da Ribeira Grande. A Largada Oficial será feita na Estrada Velha da Ribeira Grande, cerca de 200m depois da Rotunda das Laranjeiras, subindo depois o Azores Park, Caminho da Adutora, Marconi, Via Rápida das Capelas, Arribanas, descida na Covoada, Relva, Ramalho, Avenida Alberto Príncipe de Mónaco, Rotunda de Santa Clara, Avenida Eng Abel Ferim Coutinho, Rua Dr. Dinis Moreira da Mota e Avenida Marginal. Passam novamente em frente às Portas da Cidade e repetem na íntegra o circuito feito anteriormente. A meta estará instalada em frente às Portas da Cidade, após os corredores completarem a 2ª volta ao circuito definido.

HORÁRIO DIA 7
- 9h00 – Abertura do Secretariado (Portas da Cidade)
- 9h30 – Encerramento do Secretariado
- 10h00 – Partida dos Ciclistas
- 12h00 – Chegada prevista do vencedor à meta (Caminho da Adutora)
- 13h00 – Entrega dos troféus (Portas da Cidade)

INSCRIÇÕES PARA 6 e 7 DE OUTUBRO
– O valor da inscrição para os atletas Federados é de 7,5€ para cada uma das etapas.
– As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 28 de Setembro e até às 18h00 do dia 4 de Outubro (Quinta-feira). Poderão ser feita na loja SPORTZONE ou então por E-mail para clubenc@gmail.com, neste caso acompanhadas do comprovativo de pagamento da inscrição,  conforme descrito no ponto 4.1.1 do Regulamento Geral da TAÇA ANIMA SPORTZONE.

TROFÉU SPORTZONE
Sem prejuízo de nenhum ponto do regulamento Geral da Taça ANIMA SPORTZONE, este Troféu é organizado nos seguintes moldes.

1) Classificação Geral Individual por Tempos
Obtém-se através da soma dos tempos conseguidos por cada corredor nas etapas dos dias 6 e 7 de Outubro, sendo melhor classificado o que menor tempo totalizar.
Em caso de empate entre dois corredores ou mais, no final das duas provas, o desempate é feito tendo em conta a ordem de passagem em cada das etapas, sendo melhor classificado o que tenha totalizado menor número de pontos. Estes pontos são atribuídos de acordo com os lugares conseguidos: um ponto ao primeiro, dois ao segundo, três ao terceiro, e assim sucessivamente. Se o empate ainda persistir, beneficiará o corredor melhor classificado na última etapa.
Será feita uma classificação geral englobando as categorias Sub-23/Elites/Veteranos, uma classificação para os Juniores e uma classificação para os Cadetes.
No final do dia 6 de Outubro, o vencedor da etapa nas categorias Sub-23/Elites/Veteranos irá vestir de amarelo, símbolo de líder do Troféu Sportzone, e irá largar com essa camisola para o dia 7 de Outubro.

2) Classificação de montanha
A Classificação da Montanha é disputada entre os corredores da categoria Sub-23/Elites/Veteranos e de acordo com um conjunto de contagens do prémio de montanha pontuáveis para esta classificação. Na etapa de dia 6 de Outubro haverá duas contagens de montanha, uma de 3ª categoria nos Portões Vermelhos e outra de 1ª Categoria no cimo da Lagoa do Fogo. Na etapa de dia 7 de Outubro haverá duas contagens de montanha, ambas de 3ª categoria, situadas no final da subida junto ao Azores Park (não esquecer que serão feitas 2 passagens neste local).
É atribuída a seguinte pontuação em cada uma das categorias:
1.ª Categoria – 9, 7, 5, 3 e 1 pontos
3.ª Categoria – 5, 3 e 1 pontos
A Classificação Geral da Montanha é estabelecida pela soma dos pontos obtidos no conjunto das contagens de montanha.
O líder desta classificação envergará uma camisola específica.
Em caso de empate, utilizam-se os seguintes critérios de desempate:
  1. Número de primeiros lugares nas contagens de categoria mais elevada
  2. Número de primeiros lugares nas contagens de categoria seguinte e assim sucessivamente
3) Classificação por equipas
A Classificação por Equipas nas Etapas de 6 e 7 de Outubro obtém-se pela soma dos três melhores tempos individuais de cada equipa (neste caso de entre as Categorias Sub-23/Elite/Veteranos). Em caso de empate as equipas são desempatadas pela soma dos lugares obtidos pelos seus três primeiros corredores na etapa. Em caso de novo empate, as equipas são desempatadas pelo lugar do seu melhor corredor na classificação da etapa.
A Classificação Geral por Equipas obtém-se pela soma dos três melhores tempos individuais de cada equipa em todas as etapas disputadas (de dia 6 e dia 7). Em caso de empate utilizam-se os seguintes critérios de desempate:
1. Número de primeiros lugares na classificação por equipas nas etapas
2. Número de segundos lugares na classificação por equipas, etc.
Se o empate persistir, as equipas são desempatadas pelo lugar do seu melhor corredor na classificação geral individual.
Uma equipa que fique reduzida a menos de três corredores é eliminada da Classificação Geral por Equipas.

Prémio da combatividade
Será algo a testar neste troféu e pretende colocar em destaque o atleta que mais se evidenciar durante o decorrer da etapa, quer seja em tentativas de fuga, apoio a colegas de equipa, anulação de fugas, entre outros. Até ao iniciar da prova irão ser definidos alguns critérios para a atribuição deste prémio. O atleta que no final de etapa vença esta categoria, irá envergar uma camisola distinta.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não há distinção no percurso para juniores, femininos e ciclodesportistas, fazem o percurso igual aos restantes ou não podem participar?

jormed disse...

Poderão participar de certeza, mesmo os femininos. As metas e os locais ainda não estão definidos, mas serão anunciados.