UM POUCO DE HISTÓRIA - A RESISTÊNCIA


Desde 23 de Novembro de 2008 até ao presente já foram realizadas 9 provas de resistência. Ao longo dos anos o formato da competição não mudou muito. Entram em prova cinco categorias:
- Individuais masculinos;
- Individuais femininos;
- Equipas masculinas;
- Equipas femininas;
- Equipas mistas.
As equipas são constituídas por 2 elementos, escolhendo cada uma a sua estratégia de corrida, conforme o decorrer da prova e as forças forem ditando. Para evitar grandes desequilíbrios, nas equipas, nenhum dos elementos pode dar menos de 1/5 das voltas do parceiro.


Curioso é olhar um pouco para trás e ver em retrospectiva a lista das pessoas que já subiram ao lugar mais alto do pódio em cada categoria. Este tipo de competição teve a sua estreia no dia 23 de Novembro de 2008, com as 4H BTT FURNAS & COMPANHIA, a qual teve lugar nas Sete Cidades. Desde logo foi possível constatar que este formato de prova poderia atrair um público um pouco diferente do que era habitual nas provas ditas de “XC puro”. E é com esse intuito que se continua a promover este tipo de iniciativas. Mas voltando ao que interessa... resultados!

2008
O primeiro grande vencedor em individuais masculinos foi André Arruda, que se superiorizou ao Álvaro Câmara e José Viveiros. Nessa prova não houve nenhuma feminina que se atrevesse a correr como individual. Na categoria de equipas masculinas venceu a dupla Luís Almeida/José Arruda, enquanto que em equipas mistas venceu o Nuno Silva/Cátia Costa. Estava lançado o mote. Havia que repetir a dose.

2009
Depois do formato de prova ter passado no teste, em 2009 foram realizadas 2 provas de resistência. A primeira teve lugar em Maio nas Furnas. Foram as 4H BTT VARANDAS DA AVENIDA. Desta vez o Luís Almeida correu como individual e venceu, seguido de José Viveiros e Álvaro Câmara. O André Arruda repete o lugar mais alto do pódio, mas no sentido inverso ao do Luís Almeida, ou seja, vence em equipa com o Luís Alves. Nesta prova já tivemos individuais femininas e a vencedora foi a Beatriz Almeida. Em equipas mistas venceu a dupla Ricardo Carneiro/Marília Machado, enquanto que em equipas femininas venceu a dupla Ângela Furtada/Tânia Chaves.
A 2.ª prova de 2009 – 4H BTT CONTIL/TOSHIBA – foi novamente nas Furnas, em Outubro. Na altura não havia tanto empedrado e por isso o circuito era muito mais agradável. Terceira prova e terceiro vencedor diferente: Nuno Silva venceu em individuais masculinos, seguido de David Morais e Bruno Fernandes. Foi a primeira vez que se ouviu falar de um “comboio” neste tipo de eventos… lol. Ana Sofia Miranda foi a vencedora em individuais femininos. Por equipas masculinas venceu a dupla André Arruda/Tiago Ponte, em equipas mistas Luís Almeida/Maria Nunes e em equipas femininas, novamente Ângela Furtado/Tânia Chaves.

2010
O ano de 2010 marca o aparecimento desta competição no formato de Taça, passando a três o número de provas a realizar. Em Maio foram as 4H CC/SPECIALIZED, no Pinhal da Paz. Um circuito mais exigente que os habituais neste tipo de eventos, mas ainda assim não tão complicado como nas competições de XC que lá se realizam.
João Paulo Medeiros (PUX) foi o quarto vencedor diferente em 4 provas até então realizadas, isto na categoria de individuais masculinos. Tânia Chaves estreou-se a vencer como individual feminina. Em equipas masculinas a dupla Ricardo Carneiro/André Arruda vence. Curioso o facto de até aqui, em 4 provas o André ter conseguido subir sempre ao lugar mais alto do pódio. Uma vez como individual masculino e outras três em equipa, mas sempre com parceiros diferentes… há que saber fazer escolhas…. Em equipas femininas venceu uma dupla que viria a dominar as três provas disputadas neste ano: Inês Lemos e Lúcia Ramos. Em equipas mistas inicia-se nesta prova um duelo que passou a ser um dos principais motivos de interesse nesta e nas provas futuras. O 1.º “round” foi para a dupla Rui Dias/Raquel Martins, seguida de perto (muito perto) por David Cordovil/Mafalda Lourenço.
Em Setembro fomos até as Furnas para a 2.ªedição das 4H BTT CONTIL/TOSHIBA. E como não podia deixar de ser, novamente um vencedor diferente em individuais masculinos: Bruno Fernandes, que se superiorizou a Sérgio Chaves, Nuno Silva e Jorge Medeiros. Estes 4 ficaram separados no final por apenas 10 segundos, naquele que foi provavelmente o final mais emotivo de sempre numa prova de resistência. Ana Andrade venceu em individuais femininos. Os Papa-Veteranos (Pedro Torres/José Pedro) “paparam” mesmo os mais velhos e venceram em equipas masculinas. O 2.º Round em equipas mistas foi novamente para Rui Dias /Raquel Martins. Inês Lemos e Lúcia Ramos não deram hipóteses.
Outubro foi a vez da terceira e última prova da Taça, com a 2.ª edição das 4H BTT CC/SPECIALIZED. Fomos até às Sete Cidades para um circuito novo e muito interessante. Pela primeira vez alguém bisou na categoria de individuais femininos. A honra coube a Bruno Fernandes, que se superiorizou a Roberto Gandarinho e Jorge Medeiros. Marília Machado também fez a sua estreia no lote das vencedoras na categoria de individuais femininos. David Morais correu em família com o cunhado Inácio Russo, e venceram em equipas masculinas. O 3.º Round foi para David Cordovil/Mafalda Lourenço, deixando Rui Dias/Raquel Martins no 2.º lugar em equipas mistas. Inês Lemos e Lúcia Ramos repetiram a vitória... por 3 vezes nesse ano.

2011
E já chegamos a 2011. Novamente um formato de Taça com 3 provas. A primeira no Pinhal da Paz – 4H BTT AÇORES A PEDALAR. Bruno Fernandes parece ter ficado viciado no lugar mais alto do pódio e volta a vencer (3 seguidas). David Morais e Roberto Gandarinho acompanharam o Bruno no pódio. Em individuais femininos, Inês Lemos estreia-se no lote de vencedores, e repetiu essa dose nas 2 provas seguintes. Jorge Medeiros e João Paulo Medeiros vencem em individuais masculinos, enquanto que nos femininos venceu a dupla Marília Machado/Rita Reis. O duelo nas equipas mistas transitou do ano anterior e deste vez no 4.º Round venceu David Cordovil/Mafalda Lourenço.
Em Julho nas Sete Cidades, a 3.ª edição das 4H CC/SPECIALIZED. Sérgio Chaves quebrou a hegemonia de Bruno Fernandes e venceu em individuais masculinos. David Morais ficou em 2.º lugar e Roberto Gandarinho em 3.º lugar. Inês Lemos vence pela segunda vez em individuais femininos. Em equipas masculinas e em equipas femininas venceram novamente as duplas Jorge Medeiros/João Paulo Medeiros e Marília Machado/Rita Reis, respectivamente. 5.º Round foi para Rui Dias/Raquel Martins.
Setembro foi a vez da 3.ª edição das 4H BTT CONTIL/TOSHIBA. Bruno Fernandes soma nova vitória, seguido de David Morais e Sérgio Chaves. Inês Lemos igualmente, pela terceira vez consecutiva. Ricardo Carneiro/Paulo Silva impedem o pleno de Jorge Medeiros/João Paulo Medeiros, vencendo em equipas masculinas, Nas equipas femininas não houve novidades, com a vitória a caber a Marília Machado/Rita Reis. A vitória no sexto e último Round coube a David Cordovil/Mafalda Lourenço.

HALL OF FAME
- Individuais masculinos
Nesta categoria já houve 5 vencedores diferentes, mas Bruno Fernandes com 4 vitórias em 9 provas possíveis, lidera isoladíssimo!
- Individuais femininos
Apenas na primeira prova em 2008 não houve ninguém a competir nesta categoria. Dai até ao presente, já houve 6 vencedoras diferentes, mas apenas a Inês Lemos conseguiu vencer por mais do que uma vez… tem 3 vitórias.
- Equipas masculinas
Apenas uma equipa conseguiu mais do que uma vitória nas 9 provas realizadas. Foi a dupla Jorge Medeiros/João Paulo Medeiros, com 2 vitórias em 2011. Nota para o André Arruda que conseguiu vencer por 3 vezes, mas com a diferença de o ter feito sempre com parceiros diferentes... é um promíscuo… lol
- Equipas femininas
Nesta categoria existe equilíbrio em termos de vitórias absolutas. As duplas Inês Lemos/Lúcia Ramos e Marília Machado/Rita têm ambas 3 vitórias. Mas estas equipas nunca competiram directamente entre si. Correram e venceram em anos distintos.
- Equipas mistas
Se quisermos falar de verdadeiro equilíbrio temos de chegar até esta categoria. As duplas Rui Dias/Raquel Martins e David Cordovil/Mafalda Lourenço já conseguiram ambas 3 vitórias, competindo directamente entre si em 2 anos consecutivos.

Enfim… ao longo dos anos vamos construindo a nossa história, e esta da resistência é uma de muitas que já fazem parte dela!
No próximo dia 25 de Março vamos juntar mais um pedacinho a esta história com a realização da 4.ª edição das 4H BTT CC/SPECIALIZED.

Sem comentários: