ANIMA(R) - SANTO ANTÓNIO - 29 de Junho de 2008

LISTA DE INSCRITOS
PERCURSO DA PROVA



Disputa-se no próximo Domingo a 3.ª prova da Taça ANIMA em ciclismo de Estrada. Com partida e chegada na freguesia de Santo António, os ciclistas terão pela frente 76,7 km para percorrer.
Não será tão "plana" tanto quanto seria de desejar, mas as obras que se iniciaram recentemente em Rabo de Peixe tornam impossível a circulação das bicicletas de estrada, obrigando a Organização a fazer um pequeno desvio relativamente ao itinerário proposto inicialmente, o qual implicará subir a Canada Grande no Pico da Pedra.
Ainda assim, e a julgar pelo ano passado, é provável que a velocidade média da prova ultrapasse os 35km/h... veremos.

Fica aqui em detalhe o percurso a seguir:
- Km 0 – PARTIDA SIMBÓLICA às 10h00 do Miradouro de Santo António em direcção à Ajuda da Bretanha, seguindo pela Estrada Regional.
- Km 2,7 – Ponto intermédio 1 – Ramal de Santa Bárbara. Os ciclistas seguirão atrás do carro do Director de Prova até este ponto, onde será dada a PARTIDA OFICIAL através de um sinal sonoro.
- Km 8,8 – Ponto intermédio 2 – Ajuda da Bretanha (junto ao Restaurante “O Águia”). Os participantes irão contornar um pino que será colocado na estrada para inverter o sentido da prova. Prova prossegue agora em direcção à Ribeira Grande, com passagem pelos Remédios, Santa Bárbara, Santo António, Capelas, Fenais da Luz e Calhetas, sempre pela Estrada Regional.
- Km 28,7 - Ponto intermédio 3 - Viragem à direita para dar inicio à subida da Canada Grande em direcção ao Pico da Pedra (4km com inclinação média de 3,9%).
- Km 32,7 – ponto intermédio 4 – cruzamento com a estrada da Ribeira Grande. Viragem à esquerda em direcção à Ribeira Grande.
- Km 36,9 – Ponto intermédio 5 – Viragem à esquerda para descer até Sant'Ana.
- Km 38,3 - Ponto intermédio 6 - Viragem à direita em direcção à Ribeira Seca, pela Estrada Regional.
- Km 41,9 – Ponto intermédio 7 – Rotunda da Ribeira Seca. Atletas prosseguem pela Avenida de São Pedro, Conceição, Rua Luiz Vaz de Camões, depois pelo artéria principal da Ribeira Grande em direcção à Riibeirinha.
- Km 45,6 – Ponto intermédio 8 – Viragem à direita na Ribeirinha, seguindo-se pouco depois nova viragem à direita, seguindo pela envolvente da Ribeira Grande e depois pela estrada da Ribeira Grande.
- Km 58,2 – Ponto intermédio 9 – Entroncamento do Pico d’Água – Viragem à direita em direcção à Fajã de Cima pelo Caminho da Adutora.
- Km 62,6 – Ponto intermédio 10 – Fajã de Cima. Viragem à direita no cruzamento do Caminho da Adutora com a Estrada Regional. Prova prossegue pela Estrada Regional em direcção à Costa Norte, passando pela estação da Marconi e descendo pela Atafona de São Vicente.
- Km 70,1 – Ponto intermédio 11 – Bairro do Padre Inácio. Viragem à esquerda para seguir pela Estrada Regional em direcção a Santo António.
- Km 76,7 – Fim da etapa. Linha de meta ficará colocada na Estrada Regional mesmo no marco que faz a transição entre as freguesias de Santo António e Santa Bárbara.

HORÁRIO E PROGRAMA DA PROVA:
9h00 - Abertura do Secretariado para “check in” (miradouro de Santo António)
9h30 - Encerramento do Secretariado
9h40 - “Briefing”
9h55 - Formação da grelha de partida
10h00 - Partida dos ciclistas do miradouro de Sto. António
12h15-12h30 - Chegada prevista do vencedor à meta
13h30 - Cerimónia de entrega dos troféus (Santo António)

Fiquem bem!

II TAÇA CARREIRO & COMP., LDA - Classificação Geral Final


E pronto.... de BTT estamos conversados por agora.
Parabéns a todos os vencedores... parabéns igualmente a todos os que participaram nesta edição de 2008 da TAÇA CARREIRO & COMP., LDA.

Fiquem bem!

II TAÇA CARREIRO & COMP., LDA - Resultados ANIMA Lagoa do Carvão




É bom constatar que tenho uma família fantástica e um grupo de amigos fantásticos, que tornaram possível a realização da prova de hoje sem percalços. O João Davide e o Hélio Oliveira não puderam colaborar com o Marco na mesa, mas os seus substitutos (Dina e Malvina) estiveram à altura dos acontecimentos (lol) e a prova está aqui com a publicação dos tempos por volta. Muito obrigado a ambas!
Ao Batalhão de fotógrafos que acompanhou a prova e que tornam impossível aos atletas ter falhas sem que estas fiquem registadas... lol
Um agradecimento aos Serviços do Ambiente de São Miguel pela autorização dada para a realização da prova de hoje, que decorreu numa zona de paisagem protegida. Igualmente ao Dr. André Viveiros (IROA) pelo esforço para "encontrar" a chave do portão que dá acesso à zona da Lagoa do Caldeirão.
Por fim e não menos importante, à Câmara Municipal de Ponta Delgada - ANIMA, pelo apoio a esta prova em particular e à CARREIRO & COMP.. LDA pelo patrocínio a esta competição.
Fiquem bem!

ANIMA - LAGOA DO CARVÃO - Domingo, dia 22 de Junho

OS SUSPEITOS DO COSTUME
LOCAL DA PROVA



Domingo próximo irá marcar o final de mais uma competição, desta feita na vertente de Cross-country. Será a 5.ª e última prova da TAÇA CARREIRO & COMP., LDA, a disputar nas imediações da Lagoa do Carvão.

Trata-se de um circuito muito exigente tanto técnica como fisicamente. Os reconhecimentos já feitos indiciam que o piso de bagacina está mais solto que no ano anterior, tornando a subida um pouco mais lenta e dificil. A descida está também um pouquinho mais dura, sobretudo na parte final. Haverá uma alteração no percurso em relação ao ano anterior. O single-track que fazia a ligação desde o fim da descida até à Lagoa será substituído por um "estradão de terra"... lol. Depois da descida iremos subir até ao estradão de terra e entraremos para junto da Lagoa um pouco antes do local onde ficou instalada a meta no ano passado. Esta alteração tornará o circuito mais extenso e mais rolante. A zona de meta ficará no estradão de terra logo a seguir à descida, pelo que os carros ficarão todos na berma da estrada.

Em termos competitivos, matematicamente ainda muita coisa é possível , mas na prática poderá não haver muita novidade. Nos Cadetes e Sub-23 nada há a decidir. Nos Juniores o João Medeiros (Pux) tem todas as condições para assegurar o triunfo, se bem que não se sabe como é que está o Mark Rego. Em Elites o André dificilmente deixará fugir o título, mas ainda assim convinha rever um pouco a transmissão da bike, pois tem tido demasiadas correntes partidas ;). Nos veteranos um 4.º lugar é suficiente para garantir o triunfo e colectivamente só mesmo uma desclassificação do NC/Blocoilhas poderia retirar uma vitória certa. Ainda assim julgo que todos sem excepção irão dar o seu melhor, pois é a última de BTT do ano... depois só dá asfalto... lol
Número de voltas a dar:
- Sub-23, Elites e Veteranos - 10 voltas;
- Juniores - 7 voltas;
- Cadetes de Promoção - 4 voltas.

PROGRAMA DA PROVA
Sábado – 21 de Junho
15h00 - 18h00 - Treinos livres
Domingo – 22 de Junho
9h15 - Inicio das verificações técnicas
9h45 - Fecho das verificações técnicas
10h50 - Chamada para aformação da grelha de partida
11h00 - Partida para tdos os escalões
13h30 - Entrega de Prémios

Bons treinos!

Açoriano Oriental - 18 de Junho de 2008

Pois é... assunto encerrado... lol

É "só" mais uma página inteirinha para o DH. Neste aspecto não nos podemos queixar de forma nenhuma, pois a divulgação que tem sido dada a esta competição tem sido notável.
Ainda ontem a reportagem que passou no Máquinas & Lazer foi de muita qualidade: longa e com entrevistas a vários concorrentes (Lourenço, Milton e Nando).
Hoje de manhã passou também uma reportagem muito gira no Bom-dia com entrevistas a uma outra série de concorrentes (Nando, João Machado, Henrique Raposo, Mark Rego), para além de eu próprio lá ter ido comentar a prova.

Foi sem dúvida uma competição muito bonita, com várias lutas e motivos de interesse. Queria destacar o excelente comportamento ao longo de toda a época por parte dos atletas, acatando da melhor forma as decisões que iam sendo tomadas pela Organização e mais importante que isso, respeitando os horários. Em todas as provas os horários foram cumpridos com rigor (excepto na primeira por causa da intervenção dos bombeiros durante a 2.ª descida) e isso é fundamental sobretudo para disciplinar o público que afluiu sempre em grande número às provas.

É tempo de balanço e quem quiser comentar, opinar, sugerir, criticar esteja à vontade... desde que contribua para melhorar, todo o feed-back é positivo.

Fiquem bem!

II TAÇA DISREGO - CLASSIFICAÇÃO GERAL FINAL

Cai assim o pano sobre mais uma edição da TAÇA DISREGO EM DH.
Parabéns ao João Pacheco, Ruben Moniz, Milton Resendes e Fernando Ferreira pelos títulos alcançados. Os restantes estão também todos de parabéns.
Ao NC/SPORTZONE pela vitória colectiva. O CD ANTERO DE QUENTAL tornou a vitória ainda mais saborosa , pois tudo fez para tentar alcançar o título.

Contamos com todos na edição de 2009.

Um agradecimento muito especial à DISREGO pelo apoio a esta Organização. Espero que tenha estado à altura do esperado.

Fiquem bem!

II TAÇA DISREGO - Resultados DH#5 - VILA FRANCA DO CAMPO


Assistimos hoje a mais uma prova de grande nível por parte de todos os intervenientes. O nível competitivo dos atletas tem evoluído de forma bastante satisfatória, sinal de que tem valido a pena o esforço de quem dispende o seu tempo em prol desta modalidade.
Esta prova contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, que se fez representar ao mais alto nível na cerimónia de entrega dos troféus, através do seu Presidente, Dr. Rui Melo, e da Vice-Presidente, Dra. Eugénia Leal, abrilhantando ainda mais esta prova de encerramento da TAÇA DISREGO em DH de 2008.
Queria agradecer o apoio da HELPBIKE durante esta época ao nível da preparação dos trilhos. Foi um auxílio fundamental sem dúvida.
Um obrigado ainda ao Fernando Furnas, José Arruda, Igor Furnas, André Arruda, Luís Alves, Sr. Valentim (pai do Ricardo Valentim), Pux e Marco Cabral.
PASTELARIA ATLÂNTIDA... a melhor... lol
Fiquem bem!

II TAÇA DISREGO - Última prova - Vila Franca do Campo


Domingo disputa-se a 5.ª e última prova desta edição de 2008 da II TAÇA DISREGO em DH.
A prova irá decorrer na Sra. da Paz, Vila Franca do Campo.

Trata-se de uma descida curta em comparação com as que fizeram parte do calendário este ano, mas nem por isso mais fácil. Intercala zonas muito técnicas e rápidas, com outras onde é preciso confiar nas medidas da bike para caber lá... lol

Em termos competitivos ainda há muita coisa por definir:
- Nos Cadetes, JoãoPacheco, Miguel Rebelo e João Araújo partem separados por apenas 2 pontos, sendo que cada um deles depende apenas de si próprio para alcançar a vitória no seu escalão.
- Já nos Juniores, Ruben Moniz, Américo Lopes e Mark Rego estão relativamente confortáveis nas suas posições e em condições normais, é provável que terminem classificados na mesma ordem.
- Em Elites, Milton Resendes lidera com uma vantagem confortável e dificilmente deixará fugir o título que lhe pertenceu em 2006 e que em 2007 "fugiu" para Francisco Bettencourt. Já o Chico tem de se ver a contas com o Nuno Narciso na luta pelo 2.º lugar do pódio final.
- Nos Veteranos o equilibrio não podia ser maior. Luís Melo e Fernando Ferreira partem para esta última prova em igualdade pontual, tendo cada um deles alcançado 2 vitórias na Taça.
- Colectivamente o NC/Sportzone parte com 15 pontos de vantagem sobre o CD Antero de Quental, vantagem essa que não será fácil de eliminar numa prova apenas.

Esta prova conta como sempre com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo. A preparação do trilho está a cargo da HELPBIKE.

HORÁRIO E PROGRAMA DA PROVA
Sábado – 14 de Junho de 2008
15h00 às 18h00 - Treinos livres

Domingo – 15 de Junho de 2008
9h15 - Inicio das verificações técnicas
09h45 - Fecho das verificações técnicas
10h30 - Descida de TREINO OFICIAL
11h45 - 1.ª DESCIDA DE PROVA
13h00 - 2.ª DESCIDA DE PROVA
14h00 - Entrega de prémios

NOTA - Nesta prova, tal como nas anteriores, a Organização espera contar com o apoio de "voluntários" para auxiliar na segurança da prova. São necessários entre 5-6 elementos para assegurar a vigilância das zonas mais criticas. Uma das preocupações será controlar os movimentos do público no trilho, pois algumas zonas são muito estreitas e é preciso ter muito cuidado nesse aspecto. Todos os elementos que ficarem na segurança ficarão munidos de um apito para usar OBRIGATORIAMENTE na passagem de cada atleta, por forma a alertar o público.

Fiquem bem!