Treino de Ciclismo - Parte I

Após alguns meses em que reuni muita literatura e alguma (pouca) experiência no terreno, decidi partilhar um pouco convosco alguns aspectos fundamentais no treino de um ciclista.

Quem pratica este desporto sabe que não é nada fácil competir com outros atletas em cima de uma bicicleta. Este ano senti reacções estranhas, devido ao esforço que nunca antes tinha experimentado. Os níveis de esforço exigidos são muitas vezes violentos e só com muita capacidade de sacríficio é que se aguenta sem desistir. Esta é a primeira parte do início da vida de um ciclista - o compromisso. Quanto maior o nosso compromisso mais a nossa vida gira em volta dos três factores básicos do treino: comer, dormir e treinar!

A maior parte dos ciclistas começam a suas carreiras sem grandes sinais de talento físico e anos depois atingem o topo da modalidade como ciclistas de elite. O treino sistemático e inteligente é a base do seu sucesso. Joe Friel no seu livro "The Cyclist`s Training Bible" resumiu a sua filosofia de treino em 10 mandamentos (como no Velho Testamento lol );
  • 1º Mandamento - Treinar Moderadamente. O nosso corpo tem limites no que diz respeito ao endurance, velocidade e força. Não tentem muita vez os descobrir. Em vez disso treinem dentro desses limites a mior parte do tempo. Se se sentirem cansados terminem o treino antes do previsto. Devemos acabar os treinos com a sensação que poderíamos ter feito mais.
  • 2º Mandamento - Treinar Consistentemente. O nosso corpo cresce á base de rotinas. Desenvolve um padrão de treino que se mantenha quase o mesmo de semana para semana. Isto não significa que devemos fazer o mesmo treino todos os dias, semana atrás de semana. A variedade também promove o crescimento.
  • 3º Mandamento - Descansar Adequadamente. É durante o descanso que o nosso corpo adapta-se ao stress dos terinos e fica mais forte. Sem descanso não há melhorias. Muitos ciclistas descuidam-se neste ponto e pagam muito caro mais tarde. O melhor descanso que o corpo pode obter são horas de sono. O descanso faz parte integrante de qualquer plano de treinos.
  • 4º Mandamento - Treinar com um plano. Este ponto é fundamental para a evolução de qualquer desportista, contudo poucos o fazem. Muitos treinam desordenadamente, fazem os treinos de outros quando se encontram, não respeitam os descansos e em determinada altura, não evoluem. Sigam um plano - qualquer plano e ignorem o resto. Pode ser um plano um pouco fraco mas é sempre melhor do que não ter nada.
  • 5º Mandamento - Não treinar muitas vezes em grupo. Ás vezes, há uma vantagem real em treinar em grupo. Desenvolve-se habilidades, ganha-se dinâmica de corrida e o tempo passa até mais depressa! Mas muitas vezes acabamos por fazer um treino mais intenso quando estariamos mais bem servidos treino de recuperação. O ideal é andar num grupo que segue o mesmo plano (tipo equipa) em que toda a gente está a fazer o mesmo tipo de treino.
  • 6º MAndamento - Planear o "Pico de Forma". O plano de treinos deverá levar-te ao teu pico de forma na altura certa. Não vaçe a pena estarmos em forma quando as corridas que queremos estar bem estão ainda longe.
  • 7º Mandamento - Melhore as suas fraquezas. Um ciclista que é bom a rolar, geralmente o que é que mais treina? Exacto...rolar! Está mal. Se ele é bom rolador, não necessita de mais treino nesse campo, mas sim de melhorar talvez as suas capacidades de trepador que possivelmente são fracas. Muitos ciclistas passem muito tempo a treinar aquilo em que eles já são bons e esquecem-se de melhorar as suas fraquezas.
  • 8º Mandamento - Confia nos teus treinos. Poucos confiam no seu treino quando chega a altura de correr. Há sempre o medo de que não se treinou o sufeciente, e acabam por exagerar na semana da corrida. São necessários 10 a 21 dias de redução de carga de treino para que o nosso corpo esteja pronto para correr, dependendo da longevidade e da intensidade dos treinos realizados. Reduzem o treino antes das grandes corridas que vão se sentir melhor!
  • 9º Mandamento - Ouçam o vosso corpo. Apredam a sentir o vosso corpo e saber se o treino está a ser benéfico ou não. Se não se sentirem bem ou algo diferente, não tenham receio em reduzir ou mesmo terminar o treino. Idealmente devemos treinar somente o que podemos tolerar nesse dia.
  • 10º Mandamento - Comprometam-se com objectivos. Se queremos correr mais depressa e mais forte esta época necessitamos de um treino diferente e até de mudanças na nossa rotina diária de vida. Analisem o que vos está a impedir de melhorar. Será pouco sono? Vão para a cama mais cedo. Ou então estão a comer muita porcaria. Se calhar deveria de fazer um pouco de treino de ginasio, ou então estou com peso a mais...

Este post já vai longo. Chegamos assim ao fim da primeira parte. Mais tarde escreverei a 2ª parte que engloba a ciência do treino.

6 comentários:

Nuno Melo disse...

Depois de analizar estes dez mandamentos, não dou um mês para o sergio estar internado.

jormed disse...

LOL...

É sempre bom relembrar estas coisas. Parecem banais, mas por vezes são ignoradas quando não o devem ser.

Ficamos a aguardar mais uns textos ;)

Sérgio disse...

Já lá vão sete meses...e ainda cá estou! lol

Luís Narciso disse...

Muito bom para os que pensam que treinar muito é treinar bem e estar melhor...
Um abraço

Luis Almeida disse...

Grande artigo Sérgio, parabéns pelas explicações que dás de forma tão explicita…

Podes ter só 7 meses de treino mas se (e eu sei) meteres em pratica 80% do que esta aqui escrito para as próximas épocas vais de certeza obteres aquilo que ambicionas…lugares mais acima na classificação.

Estão os 10 mandamentos correctos mas se me permites, gostava de salientar 3 que julgo para mim serem os que mais importância tem na evolução de um atleta (eu sigo-os religiosamente) que são:

4º Mandamento – treinar com um plano. É fundamental para quem quer evoluir e é uma forma de compromisso para com o treino…

6º Mandamento – Planear o “pico de forma”. Fundamental para focalizar o que realmente interessa…

9º Mandamento – Ouçam o vosso corpo. Dos três o que mais dou importância, o corpo é como uma máquina mas não o é…temos de ter atenção a isso.

Parabéns mais uma vez, boas pedaladas…Abraço.

Luis Almeida

Ludovic disse...

Grande Post. Parabéns, Sérgio. Realmente és uma mais valia no nosso pelotão. já dizia o outro "Falem bem, falem mal, desde q falem". Obrigado por partilhares a tua evolução conosco. E já sabes q estamos abertos a transferências do NC p/ o Santa Clara ;). Tens a porta aberta p/ reforçar o escalão com mais luta do pelotão regional nos Vermelhos ;) de Ponta Delgada.
Abraço!