GP SPECIALIZED - ANIMA P. DELGADA

Aditamento aos pontos 8 e 9 do regulamento, de modo a permitir/regularizar a presença de viaturas de assistência a cada uma das equipas presentes:

8 – ACOMPANHAMENTO DO PELOTÃO

8.1 – Cada uma das etapas será acompanhada pelas seguintes viaturas da Organização:
- O carro do Director de Prova que seguirá sempre na frente do pelotão.
- Uma viatura de apoio/assistência neutro que seguirá sempre na retaguarda do pelotão.
- Duas motos que acompanharão os ciclistas
8.2 - Ambas as etapas serão acompanhadas por uma ambulância que seguirá atrás do último ciclista.
8.3 – Ambas as etapas serão acompanhadas por 4 batedores da PSP de Ponta Delgada de forma a assegurar a segurança e fluidez da mesma.
8.4 – Cada equipa inscrita na prova poderá fazer-se acompanhar de uma viatura para apoio/assistência aos seus corredores.
8.4.1 – As viaturas deverão estar identificadas com o nome do Clube e a designação “Assistência” (CLUBE NC – ASSISTÊNCIA, por exemplo). Os elementos de identificação deverão ser colocados de forma visível nos vidros da frente e detrás da viatura.


9 - ASSISTÊNCIA EM PROVA

9.1 – Tal como referido no ponto 8.1, as etapas serão acompanhadas por uma viatura de apoio neutro na retaguarda, que transportará todo o equipamento que os ciclistas entendam ser necessário para reparar as bicicletas em caso de avaria.
9.1.1 – Recomenda-se que o material seja colocado na viatura de modo a que o ciclista consiga identificar facilmente o que é “seu”.
9.2 – Em caso de desistência essa viatura desempenhará as funções de carro “vassoura”, transportando o atleta e bicicleta até à zona de meta.
9.3 – No caso das viaturas de apoio das equipas, referidas no ponto 8.4, as mesmas deverão circular imediatamente à frente do carro de assistência da Organização e sempre que possível atrás dos ciclistas. Só poderão sair dessa posição perante as seguintes situações:
9.3.1 – Quando um dos corredores da sua equipa solicitar apoio, levantando de forma visível o braço. Nesse caso, o corredor passa para a retaguarda do grupo onde estiver integrado e o carro de apoio poderá avançar e colocar-se ao seu lado para prestar o apoio.
9.3.2 – Quando ocorrerem cortes significativos no pelotão (superiores a 300 metros aproximadamente). Nesses casos o carro de apoio das equipas poderá intercalar-se entre os grupos de ciclistas por forma a seguir atrás dos seus corredores que estejam melhor colocados na corrida.
9.4 - Os elementos do carro de assistência das equipas poderão colaborar com o ciclista para a reparação de qualquer avaria.

A ORGANIZAÇÃO

Lista inscritos para 1.ª etapa GP SPECIALIZED ANIMA P. DELGADA



Temos 12 inscritos em representação dos 3 clubes em actividade em São Miguel. É a 1.ª vez que isso acontece este ano, pelo que a expectativa é grande.
Destaque igualmente para a presença do Rui Costa que nos vai visitar pela 3.ª vez este ano.
Boa sorte a todos.

Resultados DH#5 Candelária - Classificação da Taça DH



Bom... a 5.ª prova já está!
Tenho de agradecer em nome do Clube NC o apoio da Junta de Freguesia de Candelária, bem como ao stand Carreiro & Comp, Lda, Simas & Santos, Nova Gráfica e Digimago.

Um agradecimento especial ao Sr. Simas que se tem mostrado sempre disponível para ceder a viatura para os transportes dos atletas. Agradeço ainda ao Nuno Pita, Milton Resendes e Carlos Franco (condutor de serviço no dia de hoje... mais o colega dele).
Não posso esquecer aqueles que são já os meus "braços direitos": André (mais os amigos deles que não me lembro os nomes... lol), Clife, Lourenço e João Paulo... thanks!

Lista de inscritos para DH#5 - Candelária


São 18 os inscritos para a 5.ª prova da Taça de São Miguel de Down-Hill a ter lugar no próximo Domingo (dia 24) na freguesia de Candelária, concelho de Ponta Delgada.
O Clube NC conta para esta prova com o apoio da Junta de freguesia de Candelária, bem como do stand Carreiro & Comp. Lda, Simas & Santos Lda, Nova Gráfica e Digimago.

Grande Prémio SPECIALIZED – ANIMA PONTA DELGADA



Após várias interrogações, avanços e retrocessos que foram surgindo ao longo dos últimos meses relativamente às competições de ciclismo na vertente de estrada, eis que finalmente o CLUBE NC está em condições de assegurar a realização do Grande Prémio SPECIALIZED – ANIMA PONTA DELGADA, o qual engloba 2 provas a disputar nos próximos dias 1 e 8 de Outubro.
Com estas 2 provas, o Clube NC assume a pretensão de cumprir na íntegra os objectivos a que se tinha proposto para esta época, ou seja, a realização de 3 competições na vertente de estrada para além das Taças de São Miguel de XC e DH, cada uma das quais com 6 provas.
O motivo principal que leva o Clube NC a organizar estas provas é simples: não defraudar as expectativas que foram criadas na vertente de estrada, tanto por parte dos atletas como das entidades que nos apoiaram. Com maior ou menor empenho neste projecto por parte de atletas e clubes envolvidos, não deixa de ser verdade que houve muito investimento por dos mesmos visando as provas de estrada. Não seria de bom-tom ficar com esta “pedra no sapato”.
Apesar de ser um anúncio um pouco tardio, não deixa de ser feito a 1 mês da realização da 1.ª etapa do Grande Prémio, o que dará seguramente tempo para os atletas interessados em participar prepararem-se condignamente.

AS ETAPAS
O molde como são propostas estas 2 provas é simples. Na prática é um grande prémio com 2 etapas, mas com a particularidade de serem disputadas com uma semana de diferença entre si. O itinerário a percorrer em cada uma das etapas é o seguinte:
- 1.ª Etapa, dia 1 de Outubro (Mapa I) – Saída às 10h00 das Portas da Cidade em Ponta Delgada pela Avenida Marginal em direcção a Santa Clara, subindo depois a Avenida João Paulo II, Rua Direita do Ramalho e tomando a Estrada Regional em direcção à Várzea. Os atletas seguirão atrás do carro do Director de Prova até o ponto intermédio 1, junto ao miradouro da relva. Dai para a frente é que terá início a “verdadeira” corrida. No ponto intermédio 3 dá-se início à subida da Lomba do Vasco em direcção às Sete-Cidades, para depois enfrentar mais 2 subidas antes de chegar à meta que estará localizada mesmo em frente à entrada para a Lagoa do Canário. São 43km para percorrer em pouco menos de 2h para o vencedor. Terminada a prova os atletas farão depois a ligação até Ponta Delgada para a cerimónia de entrega dos troféus junto às Portas da Cidade, prevista para as 13h30.
- Etapa 2, dia 8 de Outubro (Mapa II) – Saída às 10h00 das Portas da Cidade em Ponta Delgada pela Avenida Marginal em direcção ao Clube Naval, virando à esquerda junto ao Hotel São Pedro e depois à direita em direcção às Calhetas. Junto à Pranchinha nova viragem à esquerda seguindo-se pela Estrada Velha da Ribeira Grande até ao ponto intermédio 1. Nesse local vira-se à esquerda para a Rua do Loureiro e 100m depois vira-se à direita em direcção ao Pico das Murtas. Há semelhança da 1.ª etapa, os atletas seguirão atrás do carro do Director de Prova até o ponto intermédio 1, e só depois é que será dado o sinal para os ciclistas andarem ao seu ritmo. Dai em diante o mapa é claro. No ponto intermédio 4 dá-se início à subida da Canada Grande que termina no nó com a estrada da Ribeira Grande. Dai segue-se em direcção à Ribeira Grande até ao ponto intermédio 6 onde se inicia a subida à Lagoa do Fogo, terminando a etapa mesmo lá no topo. São quase 48km a percorrer em menos de 2h à semelhança da 1.ª etapa. Terminada a prova os atletas farão depois a ligação até Ponta Delgada para a cerimónia de entrega dos troféus junto às Portas da Cidade, prevista para as 13h30.

Algumas notas
Atempadamente serão dados a conhecer os regulamentos para o Grande Prémio SPECIALIZED – ANIMA PONTA DELGADA, mas ficam desde já algumas informações:
- No final de cada uma das etapas haverá uma classificação geral final de acordo com a ordem e tempo de chegada dos ciclistas como é óbvio. Não haverá no entanto classificação por escalões, ou seja, apenas serão atribuídos troféus aos 3 primeiros classificados à geral.
- Nestas provas poderão participar atletas não federados, mas em princípio apenas farão parte do percurso proposto em cada uma das etapas. Caso venham a fazer o percurso na íntegra, não poderão ainda assim classificar para a geral. No final será atribuído um troféu ao vencedor na promoção.
- A classificação por equipas será efectuada somando os tempos dos 3 melhores classificados à geral de cada uma das equipas, vencendo a que somar o menor tempo. Qualquer equipa que termine com menos de 3 atletas não se classificará.
- Ambas as provas serão acompanhadas por 4 batedores da PSP para assegurar a fluidez da prova e garantir a segurança da mesma. Não deixa de ser no entanto uma prova disputada numa via pública aberta ao trânsito e apelar-se-á como tal aos participantes no sentido de respeitarem as regras elementares do código de estrada.
- Ambas as etapas serão acompanhadas por uma ambulância.
- Como já foi referido, as provas serão acompanhadas por um carro da Organização que transportará o Director de Prova para além de outros elementos que se julgarem necessários. Para além disso haverá ainda uma viatura que acompanhará a prova na retaguarda e que servirá de carro de Assistência aos ciclistas em caso de avaria e também de carro “vassoura” caso ocorra alguma desistência.
- Duas motos da Organização irão acompanhar a prova com o principal objectivo de proporcionar abastecimento aos atletas.
- As inscrições serão efectuadas na Loja Carreiro & Comp. Lda, entre 18 e 26 de Setembro para a 1.ª etapa e entre 25 de Setembro e 3 de Outubro para a 2.ª etapa entre. A taxa de inscrição é a habitual.
- Qualquer uma das etapas apenas se realizará com um mínimo de 10 atletas inscritos.

Resta-me apenas apelar à participação de todos para que estas provas constituam de facto a afirmação de que o ciclismo de estrada está vivo nos Açores.
Fiquem bem!