Breve noção sobre Btt

Btt... o que é isso?
...
É o que algumas pessoas perguntam-me, pois é algo que faz parte do meu dia-à-dia. Em resposta devo dizer que é nada mais do que a designação para "Bicicleta de Todo Terreno", ou seja, uma das modalidades do ciclismo. Todavia, dentro desta modalidade existem várias vertentes, por exemplo: o DownHill, na qual, resumindo, basicamente trata-se de descer colinas incremes de bicicleta e de preferencia quanto mais depressa melhor. Talvez por isso seja a vertente mais perigosa do Btt!

No entanto, aquela a que nos dedicamos no Clube NC chama-se: Cross Country. E, resume-se a percorrer um circuito num determinado n.º de voltas ou distância em piso de terra ou misto no menor tempo possivel concorrendo com adversários. No Cross Country 5 a 10% da maioria dos circuitos costuma ter trialeiras, escadas, ou travessia de algum riacho, enfim, alguma parte com osbstáculos que obriguem o ciclista a descer da bicicleta, leva-la no ombro, ou por em prática toda a sua técnica caso consiga faze-lo sem descer da bicicleta. É um desporto saudavel que adoro praticar, pois além de aliviar o stress do dia-à-dia, permite manter a condição fisíca e acima de tudo divertir. É um desporto que se pratica envolto pela natureza, pois quantas vezes não chego a casa depois de treinar ou de um passeio de fim de semana e tenho de ouvir: Corisco rapaz... outra vez todo sujo e cheio de lama!!! (E, os Açores são um paraíso para o Btt... posso dizer que nasci no síto certo!)

Enfim, só sei que quem aprende a andar de bicicleta nunca esquece e quanto mais ando mais longe consigo ir. As distâncias tornam-se uma meta a quebrar! Quando me perguntam: a onde foste hoje? Por vezes a resposta é: não fui muito longe, fui só até à Lagoa do Fogo! Isto é, de minha casa até lá cima e vise versa tenho pedalar uns 60 km, isto sem contar com a altitude, sim é muito, no entanto se convidassem-me para faze-lo quando comecei "nesta coisa do Btt" diria que estavam doidos, mas depois de praticar com alguma regularidade torna-se facil. Primeiro começa-se por percorrer curtas distancias e com tempo vai-se conseguindo ir mais longe.

Por conseguinte, convido-vos a praticar Btt, pois no nosso clube organizamos alguns passeios mensais com todos que gostem de andar de bicicleta. As incrições são gratuitas, ninguém paga nada e os primeiros 15 que não tenham bicicleta nós emprestamos as que temos ao dispor. É muito divertido e passa-se um bom bocado. Os passeios nunca têm mais do que 30 km, faz-se bem, pois vamos a ritmo de passeio. Quem quiser participar em algum passeio é só avisar, pois quantas vezes não ouço os meus amigos exclamarem: Tenho de fazer exercicio! Eis aqui a vossa oportunidade! Os passeios são feitos aqui na costa norte da ilha, pois não é por acaso que o Núcleo se chama: Norte Crescente (NC).

A todos... boas pedaladas!

1 comentário:

Eli disse...

Olá! Descobri também por acaso este blog e já fiquei a saber mais alguma coisinha!
Gosto muito de andar de bicicleta, apesar de não ter nenhuma e só ter andado quando frequentava um ginásio, o que perde logo a piada toda do passeio...
De qualquer forma, gosto de deixar o comentário e aqui estou eu apoiando essas iniciativas.
:)