Raios Activos

Todos nós sabemos que quanto mais leves forem as rodas das nossas bikes tanto melhor, especialmente o aro. Um aro pesado dificulta as acelerações. Uma vez que subir uma montanha é um conjunto de acelerações e desacelerações a cada pedalada, ninguém quer ter um aro de roda pesado! Nem tão pouco num percurso com muitas curvas.

Mas há alturas em que em que um aro mais pesado traz vantagens. Por exemplo, numa descida, a rolar em plano e até mesmo no incio de uma subida em que aproveitamos o máximo da nossa velocidade para começar a subir. À medida que a velocidade vai baixando era bom que o peso do aro também diminuisse para compensar a diminuição de quantidade de movimento. É como um camião pesado, custa a embalar mas depois ninguém o para!! lol

Houve alguém que pensou nisto (Russ Kalil) e apresentou esta invenção muito simples. ACTIVE SPOKE (raios activos)




Junto ao cubo estão instalados uns pesos agarrados com umas molas em que estes estão livres para correr ao longo dos raios. A velocidades baixas estes estão retraídos junto ao cubo para retirar peso ao aro, mas á medida que a velocidade aumenta, a força centrífuga vai empurrando os pesos mais para junto ao aro. Simples e genial!!! A mola recupera o peso á medida que a velocidade baixa.



Para mais informações consultem o site: http://www.activespoke.com/ .

11 comentários:

jormed disse...

Essa não conhecia... lol

Sérgio disse...

Mas tudi indica que é bastante eficaz. Não me admiro nada lá pela altura da Taça Anima já haver alguem com "pesinhos" nos raios! lol

melo disse...

Este produto é um pouco como usar os espigões de selim retráteis em xc, quem os usa? Ninguem.
Mas que é interessante lá isso é.

Sérgio disse...

Este ano nos treinos da batalha usei um desses tubos retracteis e nunca caí. Na prova achei que não precisava e não usei. Directamente ou não dei uma grande queda na descida á 3ª volta. lol

Ludovic disse...

...pronto tá visto. O Sérgio vai aparecer para o ano com umas rodas dessas, LOL!!!
...Axo q o sistema de molas, com o tempo deve-se tornar barulhento ;)

Sérgio disse...

É uma das maiores críticas ao sistema...os barulhos! Leva-se o mp3 para não ouvir-los... lol

Luis Alves disse...

E ja estão homolegadas pela UCI? Senao nao as podem usar em provas oficiais.

André Arruda disse...

É sem duvida interessante. Mas, não obstante do facto do peso no centro do cubo ter um muito menor efeito na inércia da roda, certo é que é peso extra e neste caso creio que deverão ser ainda alguns gramas (150-300grs) talvez a subir ainda se sinta qualquer coisinha. Não sei até que ponto qualquer vantagem na dinâmica do peso não seja atenuada pelo próprio peso em si, se repararem os pesos não estão assim tão no centro quanto isso, estão a coisa de 30% do raio da roda, em repouso.
Gostava de ver comparativos destas rodas..

Na próxima prova a rolar vou encher os pneus com água :P

Abraço

Nuno Melo disse...

Já pensaram qual o seu funcionamento com apenas um pouco de lama.

Sérgio disse...

É suposto na estrada não haver lama melinho! Só uma bosta de vaca ocasional! ;)

André Arruda disse...

E o ranho?? Depois cola...