Todos nós sabemos que quanto mais leves forem as rodas das nossas bikes tanto melhor, especialmente o aro. Um aro pesado dificulta as acelerações. Uma vez que subir uma montanha é um conjunto de acelerações e desacelerações a cada pedalada, ninguém quer ter um aro de roda pesado! Nem tão pouco num percurso com muitas curvas.
Mas há alturas em que em que um aro mais pesado traz vantagens. Por exemplo, numa descida, a rolar em plano e até mesmo no incio de uma subida em que aproveitamos o máximo da nossa velocidade para começar a subir. À medida que a velocidade vai baixando era bom que o peso do aro também diminuisse para compensar a diminuição de quantidade de movimento. É como um camião pesado, custa a embalar mas depois ninguém o para!! lol
Houve alguém que pensou nisto (Russ Kalil) e apresentou esta invenção muito simples. ACTIVE SPOKE (raios activos)
Junto ao cubo estão instalados uns pesos agarrados com umas molas em que estes estão livres para correr ao longo dos raios. A velocidades baixas estes estão retraídos junto ao cubo para retirar peso ao aro, mas á medida que a velocidade aumenta, a força centrífuga vai empurrando os pesos mais para junto ao aro. Simples e genial!!! A mola recupera o peso á medida que a velocidade baixa.