Arranca hoje o III Grande Prémio Liberty Seguros. Filipe Medeiros da Sport Zone/Magyc Gym, por ser o primeiro a arrancar no prólogo, fará as honras de abertura desta competição quando forem precisamente 20h00.
PRÓLOGO - ORDEM DE PARTIDA
O arranque dos atletas será feito no Largo Bento de Góis em Vila Franca do Campo, com as partidas a serem feitas de minuto a minuto (ver mapa). Saindo do Largo Bento de Góis, os atletas percorrem toda a Rua Teófilo de Braga e iniciam a ligeira subida da Avenida da Liberdade, contornando o parque de estacionamento do Açor Arena. Regressam novamente pela Avenida da Liberdade e Rua Teófilo de Braga, estando a meta instalada na recta antes do Largo Bento de Góis. Depois de todos concluírem os cerca de 1700 metros deste prólogo, ficarão definidos os líderes de cada categoria, em especial quem envergará a camisola amarela.
O parque das equipas para montagem de tendas, ficará instalado no Largo Bento de Góis. Para estacionar comodamente as viaturas, existem dois parques muito perto (um parque em frente ao Café Damião e outro junto estação de camionagem). O Largo Bento de Góis, ou "a praça" como é vulgarmente chamada, terá seguramente um colorido diferente mais logo.
Na habitual reunião de Directores que antecede estes eventos, e que contou com a presença do Colégio de Comissários, Directores Desportivos e responsáveis da PSP que coordenarão toda a segurança do evento, foram ultimados os pormenores finais sobre o desenho da prova. A alteração mais significativa prende-se com a etapa de dia 28 de Maio, para a qual foi decidido com o acordo de todas as partes, e após um longo debate, abdicar da subida ao Livramento e descida do
Cabouco, por razões de segurança. Ou seja, ao km 37,2 depois de passar a igreja
de São Roque, não é feita a viragem à esquerda para subida pela rua do Pico das
Canas. Em vez disso a prova prossegue pela Estrada Regional passando pela praia
das Milícias, Pópulo e Atalhada em direcção à Lagoa, retomando depois o
percurso previsto no regulamento a partir do km 45,2. Com isto a etapa fica
mais curta em cerca de 4km, e sai uma Meta de Montanha de 3.ª categoria
(Portões Vermelhos).
Dificilmente a prova se decidiria nesse sector, e a decisão foi tomada após a pesagem de todos os prós e contras de passar numa subida, onde na fase inicial a passagem do pelotão poderia ser condicionada em várias zonas por causa das características da via (estreita e com muitos carros estacionados) e uma descida em que, sobretudo na parte final, seria muito difícil garantir a segurança na passagem de todos os ciclistas. Apelamos à compreensão de todos, mas a verdade é que este tipo de eventos, com a dimensão actual, não é fácil de planear e requer uma maturação de ideias que neste caso não existiu como desejado, em virtude de todas as alterações que a prova teve de sofrer.
No final de tudo isto, queremos que todos mostrem o seu valor e que todas as decisões classificativas sejam feitas nas condições mais claras possíveis, sem influência de factores externos, e nas condições máximas de segurança que as entidades envolvidas conseguem proporcionar.
De referir também que já se pode circular em toda a envolvente da Ribeira Grande, pelo que os desvios assinalados no regulamento nas etapas dos dias 26 (ao km 3,6), 27 (ao km 44) e 28 (ao km 57,8), deixarão de existir. Estas são situações que não dependem obviamente da Organização.
Podemos é tranquilizar todos os intervenientes, salientando que este ano todos os percursos estarão devidamente sinalizados, sendo esta uma forte aposta em termos organizativos na qualidade cada vez maior que se pretende para este evento.
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