XCO#2 - SETE CIDADES

O sentido de colectivo em XC é muito diferente do sentido de colectivo em estrada. É algo muito mais complexo e subjectivo. Não há trabalho conjunto no sentido de levar alguém à vitória, mas há várias vontades que se juntam para um resultado maior. Implica muito esforço individual, nas várias categorias, mas com a vantagem (quando as coisas correm bem) de poder ser saboreado também várias vezes. Felizmente foi isso que aconteceu ontem nas Sete-Cidades.

Que me perdoem todos os que deram o litro ontem, mas o meu maior destaque vai para a Marília. Venceu contra tudo e contra todos, mesmo contra os seus medos. Poucos se levantariam tantas vezes, após tantas quedas, sempre com a determinação de vencer uma prova que seguramente lhe vai ficar na memória… pelo menos hoje deve estar a perguntar a si própria o que raio lhe terá passado por cima na prova de ontem… lolol
Parabéns também a todas as suas adversárias, em especial a Inês, que valorizou e de que maneira a prova da Marília.

Ainda na corrida C1 e sabendo como tinham sido os resultados de há 15 dias atrás, foi uma satisfação enorme ver o Pedro e o Dutra a terminaram na frente. Têm trabalhado muito e no final podem até não vencer, mas mostraram que estão na luta. Aqui tenho de dar também um destaque ao Fábio. É de todos o que parte em desvantagem, pois não tem oportunidade de treinar mais vezes os circuitos e está a ser acompanhado à distância. Mas os resultados das 2 primeiras provas são extremamente animadores e mostram que está no bom caminho. Revelou em ambas as provas ter uma ponta final demolidora, capaz de a qualquer momento virar a as coisas a seu favor.
Um forte abraço ao amigo Antero. Está com andamentos muito fortes, para quem vinha a recuperar de uma grave lesão. Infelizmente voltou a ter azar, mas tudo indica que a recuperação não será tão complicada como a anterior.
Temos a melhor Cadete feminina dos Açores, mas infelizmente o seu trabalho não conta para o colectivo… meninas precisam-se… lol. Em relação aos Cadetes masculinos, fica o desafio a toda a equipa para um maior acompanhamento aos nossos 2 atletas.
Ainda na corrida C1 tivemos um “outsider” a correr na promoção que levou as cores da equipa ao lugar mais alto do pódio… Luís Melo. Correu para se divertir e conseguiu aliar o útil ao agradável.

A Corrida C2 foi menos emotiva, mas contou com o Pux para levar o barco a bom porto. Prova tranquila e a demonstrar muita regularidade. Agora tem de começar a arriscar um pouco mais e começar a medir o seu real potencial em XC. O Ricardo Carneiro andou melhor. Não foi em euforias e não fora os “Tiagos” e teria uma subida merecida ao pódio. O Tiago Santos correu debilitado fisicamente e o resultado dele de ontem não é nada compatível com o seu real valor, mas seguramente que irá regressar mais forte numa próxima oportunidade. Deve ter sido mais tranquilizador para ele saber que o resultado colectivo de ontem não dependeu do seu desempenho.

Agora é continuar com a mesma determinação e empenho!

Jomare vence XC2 nas Sete Cidades




E fica assim o registo da vitória. Parabéns a todos pela garra de ir até ao fim. Tenho que realçar os desempenhos da Marília porque as quedas não foram suficientes para a intimidar (estou ansioso para ver filmagens LOL), do Dutra uma maquina que não pára nem com falta de oleo, ao Pedro que neste circuito colocou em pratica aquilo que mais gosta de fazer, Fabio tens que comer mais.
A todos parabéns pelos vossos desempenhos.
Até aos Bezerros ;)

QUANDO O ESFORÇO É RECOMPENSADO

III Taça ZON Açores XCO#2 - Sete Cidades

III Taça ZON Açores XCO#2 - Sete Cidades

III Taça ZON Açores XCO#2 - Sete Cidades

III Taça ZON Açores XCO#2 - Sete Cidades

III TAÇA ZON AÇORES 2011


O projecto que o Clube NC apresenta para 2011 é diferente, é inovador e nasce da vontade de proporcionar a 2 jovens atletas do Clube NC – Pedro Torres e João Paulo Medeiros – a possibilidade de fazer na íntegra a Taça de Portugal de XCO. Isso foi possível com o apoio da Direcção regional da Juventude. Para isso irão correr integrados na equipa continental Santa Cruz/Bicicastro que se disponibilizou para dar todas as condições aos dois enquanto estiverem no continente para disputar as provas. A Santa Cruz/Bicicastro irá ostentar no equipamento a palavra “Açores”, incluindo o equipamento da campeã Nacional de Elites em título, a Ana Rita Vigário.
Neste aspecto há que frisar também o atleta internacional – Tiago Ferreira – que irá dar o seu contributo para a divulgação do nome “Açores” no território Nacional, e mesmo nas suas deslocações a provas internacionais, usando sempre que possível a palavra Açores na sua bicicleta, capacete ou na sua zona de assistência.

Este Projecto nasce também da vontade de dar outra dimensão à TAÇA ZON Açores – uma dimensão nacional. Para isso houve que reunir sinergias entre várias entidades. Para além das já referidas (DRJ, Bicicastro e ZON Açores), saliente-se a pronta disponibilidade de Federação Portuguesa de Ciclismo na pessoa do Director para a área do BTT, Sr. Delmino Pereira, que se prontificou a fazer-se representar numa das provas ao mais alto nível, ou seja, como Selecção Nacional. Os atletas que virão correr aos Açores ainda não estão definidos. A prova escolhida para a vinda da Selecção Nacional é a de dia 22 de Maio na Batalha, mas essa prova disputa-se no fim-de-semana anterior a um importante compromisso da Selecção Nacional em Offenburg, no dia 29 de Maio.
Deixamos a escolha dos atletas que virão correr nos Açores nas mãos dos responsáveis da FPC e do Seleccionador Nacional de BTT, o Sr. Pedro Vigário. Felizmente temos um lote de bons atletas a nível de selecções e quaisquer que venham, serão bem vindos e bem recebidos seguramente.

No meio de tudo isto surge o nome do Tiago Santos. O Tiago é atleta do Santa Cruz/Bicicastro e dado que o Clube NC irá correr nas provas regionais como formação mista, sob a designação – Jomare/Santa Cruz/ Bicicastro – o Clube NC acaba por fazer um esforço financeiro extra para proporcionar a participação do Tiago nalgumas das provas da Taça ZON. O resultado do esforço feito está à vista. O Tiago tem um andamento muito forte, como seria de esperar para um atleta que costuma andar nos lugares cimeiros a nível Nacional. Nas Sete Cidades irá ter um adversário de respeito e será sem dúvida muito interessante seguir a “luta” entre ele e o Tiago Ferreira.

Mas como se depreende de tudo o que está aqui escrito, os resultados do Tiago não são a principal força motivadora para todo este empenho e para o planeamento deste projecto. Mais importante que o resultado individual do Tiago Santos (e o Tiago que me perdoe por isso), o que ficou na retina no passado Domingo no Pinhal da Paz foi a ENORME evolução registada nos andamentos da quase totalidade do “pelotão” regional, com particular destaque para o escalão dos Juniores, que orquestraram uma prova “deliciosa” de seguir na prova de abertura da III Taça ZON Açores.

O ambiente que se viveu no Pinhal da Paz ajudou a transmitir uma imagem muito positiva do BTT em São Miguel e estamos em crer que começamos a dar o devido retorno a todo este projecto. Vamos esperar que tudo continue a correr pelo melhor. Ganha a modalidade, ganham os patrocinadores e em última análise ganham os atletas e equipas.

III TAÇA ZON AÇORES

O Clube NC prepara-se para iniciar mais um ano de competições. Este ano, e como vem sendo hábito, esperamos todos que seja o melhor ano de sempre. De ano para ano tudo é preparado com mais antecedência, com mais cuidado e no final o que resulta é uma expectativa cada vez maior.

Desde 2005 que o Clube NC existe enquanto equipa. Nesse ano, mesmo sem competições federadas nos Açores, conseguimos reunir apoios para levar 5 atletas aos Campeonatos Nacionais de BTT em Oliveira do Hospital. Foi uma experiência pioneira, uma aventura que marcou o início da história recente do ciclismo nos Açores.

Desde então que o Clube tem mantido a dualidade entre Organizar e Competir. Olhamos para estes 6 anos de actividade do Clube e sentimos que temos obra feita. Quem faz parte do Clube rapidamente toma consciência da dimensão e trabalho que tudo isto acarreta e torna-se muitas vezes parte integrante na execução das tarefas necessárias para que as competições organizadas pelo Clube NC sejam uma realidade.

Esta dupla função do Clube NC (Organizar e Competir), faz parte do código genético do Clube, e mais uma vez isso estará patente nesta III TAÇA ZON Açores.

Do ponto de vista Organizativo, estamos a trabalhar desde há vários meses para dar uma nova dimensão a esta competição. Na próxima Quinta-feira, na conferência de imprensa que irá ter lugar pelas 11h00 na Albergaria Matriz, iremos anunciar detalhes dos esforços que foram feitos nesse sentido.

Enquanto equipa, iremos ter alterações muito significativas e que estão em certa medida relacionadas com a estratégia que temos vimos a traçar para o XC micaelense. Dois dos nossos melhores valores irão ter a oportunidade da vida deles em 2011. O Pedro Torres e o João Paulo Medeiros irão integrar uma equipa continental de modo a poderem fazer na íntegra a TAÇA DE PORTUGAL DE XCO de 2011. Será uma oportunidade para ambos crescerem enquanto atletas, pois irão ser acompanhados de perto por pessoas experientes e esperamos muito sinceramente que este investimento traga dividendos, não só para eles próprios, mas também para o CICLISMO REGIONAL.

Na próxima Sexta-feira iremos ver como todas estas peças encaixam para a época que se aproxima.